Curitiba: Memorial Ucraniano

O Memorial Ucraniano se localiza no Parque Tingui, que nós não descemos. Este é um espaço de homenagem aos imigrantes ucranianos em Curitiba. O Memorial é formado, principalmente por uma réplica da igreja de São Miguel Arcanjo, uma casa típica, palco ao ar livre e o portal. Todas as construções feitas com madeira encaixada, ao estilo ucraniano.

Portal de Entrada com barraquinhas pra celebração de Páscoa.

Portal de Entrada com barraquinhas pra celebração de Páscoa.

Dentro da réplica da Igreja encontramos um pouco da história desses imigrantes. A construção é tão bonita por dentro quanto por fora, o lustre era muito bonito.

Curitiba_-33

Curitiba_-34

Curitiba_-35

Curitiba_-41

Foi no Memorial Ucraniano que conhecemos a história das Pêssankas.

Curitiba_-38

Pêssanka é um ovo colorido a mão, de origem eslava. A Pêssanka simboliza a vida, a saúde e a prosperidade. No início dessa tradição as pêssankas era usada para presentear as divindades no início da primavera. Mas a partir do Cristianismo ele passou a simbolizar a Páscoa e a Ressurreição de Cristo. Foi uma grata surpresa descobrir esses detalhes no sábado de Páscoa.

Aluguel de carro

Depois de darmos uma passeada pelo local, começamos a notar que teria uma festa mais especial naquele dia. Muitos carros chegaram com famílias que sempre traziam consigo uma cesta que parecia ter muitas coisas gostosas. Pesquisando na internet descobrimos que eles têm uma Festa típica no sábado de Aleluia: a Benção dos Alimentos.

Curitiba_-42

Curitiba_-36

Curitiba_-40

O lado ruim de visitar esse local foi que para seguirmos viagem o ônibus turístico atrasou muito. Acho que ficamos quase 1 hora esperando o ônibus passar. Quando, finalmente, chegou vieram 2 juntos e supercheios. O que nós informaram é que estava bastante trânsito.

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos rolando por lá!

Dados Financeiros:
Entrada Gratuita

Viagem realizada em Março de 2013.

LEIA MAIS:
Curitiba: Soft Taco
Curitiba: Feira do Largo da Ordem
Curitiba: Dom Cordoni Pastéis

Posted in AMERICA DO SUL, BRASIL, CURITIBA, PARANÁ and tagged , , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *