Rio de Janeiro: a experiência de alugar um carro

Atualmente, o número de pessoas que optam em investir seu dinheiro em viver as experiências ao invés de ter bens materiais tem aumentado. É óbvio que não podemos gastar tudo com viagens, afinal, ter um lugar para o qual voltar ainda é muito importante. Mas existem bens, como um carro, que dependendo de onde você mora e do seu estilo de vida, não é um bem extremamente necessário.

Nós fazemos parte do grupo de pessoas que não tem carro, por opção. De vez em quando pensamos em comprar, ficamos tentados a comodidade que ter um carro implica, mas sempre que colocamos na ponta do lápis os gastos com a compra; o seguro; o IPVA; manutenção e combustível, nós desistimos da aquisição.

Finalmente, no fim de semana do feriado da independência, tivemos nossa primeira experiência em relação a alugar um carro. Nós escolhemos a locadora Unidas. Por que escolhemos essa locadora?! O Bruno tirou a habilitação no inicio desse ano, apesar de já saber dirigir. Então, ele não tem a habilitação definitiva, ele tem a permissão de 1 ano. Nas pesquisas que ele fez, apenas a Unidas alugava carro para pessoas com permissões para dirigir. De acordo com ele, o seguro para quem tem permissão é mais caro. Então, nosso valor final no aluguel saiu mais caro do que de uma pessoa que tem a habilitação há algum tempo, mas foi a única forma de conseguirmos alugar foi desse jeito.

Aluguel de carro

Nossa experiência
Reservamos a carro numa segunda-feira para fazer a retirada no sábado pela manhã. Quando foi na quarta-feira recebemos uma ligação da Unidas confirmando a reserva. No sábado, o Bruno foi até o local informado para a retirada.

Chegando lá eles não tinha o tipo de carro que reservamos. Nós reservamos a categoria A, em que se encontram os carros econômicos, como Celta, Gol e similares. Só que por causa do overbooking pegamos um carro de categoria F, carros como Focus, Líneas e similares. O detalhe foi que além de pegarmos um Focus, ele era automático.

Celta - Categoria A - Fonte: Celta Pit Stop

Celta – Categoria A – Fonte: Celta Pit Stop

Focus - Categoria F - Fonte: Jalopnik

Focus – Categoria F – Fonte: Jalopnik

No ato da reserva, a Unidas lança no cartão de crédito não o valor da locação, mas sim o valor do seguro, que você tem que pagar caso aconteça alguma coisa com o carro. Esse valor é estornado após a devolução do carro sem nenhuma avaria. Só nesse momento que eles fazem o lançamento das diárias da locação.

No dia da devolução do carro, ficamos um pouco perdidos, pois a devolução não era no mesmo local da retirada, e sim próximo ao Aeroporto Santos Dumont, então, apesar da confusão inicial foi fácil fazer a devolução.

Gostamos muito do serviço da Unidas, pretendemos alugar novamente. Na verdade, entrou nas nossas resoluções para 2014 fazer uma viagem de fim de semana a cada 2 meses, pelo menos. Quem sabe a gente não consegue uma por mês.

Dados Financeiros:
Locação: R$ 218,00 (2 diárias), lembrando que o seguro era mais caro por ser permissão e não habilitação.
Seguro: R$ 1200,00 (lançado na retirada do carro e estornado na devolução)
Gasolina: A Unidas entrega com tanque cheio e você tem que devolver da mesma forma.

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos rolando por lá!

Atividade realizada em setembro de 2013.

LEIA MAIS:
Rio de Janeiro: Cristo Redentor
Rio de Janeiro: Lagoa Rodrigo de Freitas
Rio de Janeiro: Jardim Botânico

Posted in AMERICA DO SUL, BRASIL, CIDADE DO RIO, RIO DE JANEIRO and tagged , , , , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *