Rio de Janeiro: Praia Vermelha – uma praia um pouco diferente

A Praia Vermelha pode não ter todo o glamour da Praia de Copacabana nem toda a badalação da Praia de Ipanema, mas ela também tem sua história e carisma. Eu, mesma, frequentei bastante essa praia quando era criança. Provavelmente, um dos grandes motivos que levava a responsável por um grupo de umas 12 crianças a escolher essa praia seja sua extensão. A Praia Vermelha pode ser considerada uma praia de pequeno porte, com mais ou menos 200 metros de extensão. Possivelmente, uma das melhores praias para se ir com crianças na zona sul do Rio.

praia_vermelha-5

praia_vermelha-11

A Praia Vermelha se localizada entre o Morro da Urca e do Pão de Açúcar, um lugar muito especial do Rio de Janeiro, que todos os dias recebe um grande número de turistas e cariocas ansiosos para subir no bondinho e ver as belezas de outro ângulo. Apesar do bondinho e a Praia Vermelha serem os grandes atrativos, a região também proporciona outras atividades aos seus visitantes. Uma das atividades características é a pratica de Kayak e Stand Up Paddle que pode ser feita praia. No local, há várias pessoas que podem alugar o material, se necessário.

praia_vermelha-16

praia_vermelha-19

Já se a atividade desejada for uma caminhada e até uma corrida, na lateral esquerda da Praia Vermelha os praticantes desses esportes podem aproveitar a Pista Claudio Coutinho. Esta é uma pista de Cooper que conta com 1250 metros de extensão e é muito arborizada. A pista Claudio Coutinho ainda conta com uma trilha para que a subida ao Morro do Pão de Açúcar não seja feita da maneira mais tradicional. Para os mais aventureiros, também é possível chegar aos morros fazendo escalada, que começa ao final da pista.

praia_vermelha-18

praia_vermelha-8
praia_vermelha-21

Uma visita ao bairro vale muito a pena. Seus muros são coloridos por lindas pinturas, sua vista acalma a nossa vida agitada e há excelentes bares e restaurantes ao redor. Indicamos com muito carinho o local.

praia_vermelha-9

praia_vermelha-13

Por que Praia Vermelha?
O nome Praia Vermelha está associado a areia da praia. Esta fica vermelha ao pôr do sol devido aos cristais vermelhos e rosas que refletem sua luz.

praia_vermelha-2

Sua história
A história da Praia Vermelha se inicia no século XVIII. Neste período, foi construído um forte para a defesa da então capital de nosso país, o Rio de Janeiro. Entretanto, o prédio foi bombardeado em 1935. E, posteriormente, demolido.

Aluguel de carro

O bairro da Urca, que pertencente à Zona Sul do Rio de Janeiro, conta com várias atrações históricas, como o antigo Cassino da Urca, localizado na Avenida Portugal, próximo à praia. Atualmente, o prédio, tombado como patrimônio histórico, abriga escritórios e salas comerciais.

Na Praça General Tibúrcio, podemos ver um monumento, que foi construído após a demolição do quartel, para homenagear os líderes da área militar. Outro monumento de grande destaque, na Praia Vermelha, é a estátua em homenagem a Frederic Chopin, famoso compositor e músico.

praia_vermelha-12

praia_vermelha-14

praia_vermelha-3

Como Chegar a Praia Vermelha
Atualmente, apenas duas linhas de ônibus convencionais chegam a Praia Vermelha: 512 e 511, que fazem o trajeto circular na Zona Sul do Rio; e 107 que faz o trajeto Central – Urca. Também é possível chegar ao bairro com o ônibus integração do metrô que deve ser pego na estação Botafogo.

Dependendo de onde a pessoa estiver, ir de táxi é uma boa opção, pois se o dia estiver bonito é necessário chegar cedo para conseguir uma vaga para estacionar o carro, se essa também for uma opção.

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos rolando por lá!

Última visita: Outubro de 2013.

LEIA MAIS:
Rio de Janeiro: Trilha na Favela Santa Marta
Rio de Janeiro: Visita Guiada a Academia Brasileira de Letras
Rio de Janeiro: Pelos Trilhos de Santa Teresa 2

Posted in AMERICA DO SUL, BRASIL, CIDADE DO RIO, RIO DE JANEIRO and tagged , , , , , , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

12 Comments

  1. Já passei por ai, mas não curti, nem cheguei a fotografar. Mas é linda, não? Adoro esses recantos, frequentados mais por locais. As fotos estão maravilhosas, como de costume. Abraços!!

    • Olá, Monique!
      Tudo bem?
      Não a Praia Vermelha, que fica ao lado do Pão de Açúcar e da Pista Claudio Coutinho, é aberta ao público sim. Próximo a ela, há uma praia dentro do Forte da Urca, essa sim é apenas para os militares.

  2. Olá, gostei muito desse conteúdo. Estou para visitar a Praia Vermelha no próximo dia 15, vou fazer mergulho com um grupo, gostaria de saber se a praia é limpa e boa para essa atividade.
    :)

    • Oi Nathália.
      Então a praia vermelha tem dias que está incrível e tem dias que não dá nem para entrar. Quando fizemos nossa certificação PADI, fizemos alguns treinamentos lá e estava turva a ponto de visibilidade de 1 metro no máximo. Aqui no rio também tem as correntes geladas que também acaba sendo desconfortável um pouco. Essa é nossa experiência, depende do dia!
      Depois conta pra gente como foi aqui nos comentários. :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *