Foz do Iguaçu: Parque das Aves

Quando falamos em Foz do Iguaçu, muitas pessoas, instantaneamente, pensam nas Cataratas do Iguaçu. Mas bem próximo do Parque Nacional do Iguaçu, local onde se encontram as Cataratas, há uma atração muito interessante que poder ser combinada com o mais conhecido passeio das Cataratas: o Parque das Aves.

Parque_das_Aves_Foz_do_Iguacu

Parque das Aves
O Parque das Aves se localiza a aproximadamente 100 metros da entrada do Parque Nacional do Iguaçu, logo, ele se encontra do lado de fora do Parque. Dessa forma, caso você vá primeiro ao Parque das Aves ou primeiro as Cataratas será necessário caminhar um pouco de um para o outro.

O Parque das Aves abriga aves raras que estão ameaçadas de extinção ou aves que não estão aptas para viverem livres na natureza, algumas dessas aves são provenientes de apreensões da Polícia Ambiental. O Parque conta com mais de 1020 aves, de 150 espécies diferentes da Mata Atlântica.

O Parque das Aves é mais que um zoológico. Ele é um espaço de convívio para todas essas espécies de aves. E nós pudemos perceber isso claramente quando entramos nos espaços conhecidos como viveiros de imersão.

Parque_das_Aves_Foz_do_Iguacu-12

Como dissemos, o passeio ao Parque das Aves pode ser feito junto com o Parque Nacional do Iguaçu. Nós optamos por ir primeiro ao Parque das Aves, pois o Parque Nacional do Iguaçu conta com um bom restaurante em sua parte interna e é bem mais extenso que o Parque das Aves.

O Parque das Aves é formado por 16,5 hectares de Mata Atlântica mantidos para formar um habitat mais próximo possível dos animais. Por conta de sua extensão, acreditamos que umas 2 horas é uma boa média de tempo dentro do Parque. Nós gastamos pouca coisa mais que isso.

A primeira coisa que vimos quando entramos foi uma representação da Árvore da Vida que possui vários significados entre os povos antigos. Logo em seguida já começamos a nos encantar com os viveiros de avestruzes, papagaios e periquitos.

Parque_das_Aves_Foz_do_Iguacu-7

Parque_das_Aves_Foz_do_Iguacu-17

Os flamingos também chamaram bastante a nossa atenção. Ficamos os observando por um bom tempo. No espaço dos flamingos, há um espelho que a principio dá a sensação de que há muito mais flamingos do que há de verdade. Esse espelho tem o objetivo de dar mais segurança aos flamingos e auxiliar na sua reprodução.

Parque_das_Aves_Foz_do_Iguacu-6

Parque_das_Aves_Foz_do_Iguacu-4

Depois desses momentos de contemplação das várias espécies que estávamos vendo, chegamos a primeira grande parada do Parque: Viveiro Floresta. Neste momento, nós entramos no viveiro, onde as aves ficam soltas. Ao longo do caminho, tivemos contato com as aves soltas, principalmente com os tucanos que em alguns momentos deram voos rasantes tão próximos que pareciam que iam nos acertar. No viveiro também haviam espécies de mutuns, jacutingas, gralhas e sabiás.

Parque_das_Aves_Foz_do_Iguacu-9

Parque_das_Aves_Foz_do_Iguacu-14

O Viveiro das Araras foi outra parada que tomou muito do nosso tempo. Neste espaço, há diversas araras dos mais diferentes tamanhos, cores e gêneros. Várias vezes, seus voos sobre nossas cabeças nos encantaram, mas vê-las se alimentando tão próximo de nos também foi muito interessante.

Parque_das_Aves_Foz_do_Iguacu-3

O Borboletário foi nossa penúltima parada. Dentro dele, podemos ler um pouco sobre como é a reprodução dos animais que ali se encontra. Neste espaço, também vimos vários beija-flores e pudemos vê-los batendo aquelas asas super-rápidas bem próximos de nós.

Parque_das_Aves_Foz_do_Iguacu-18

Parque_das_Aves_Foz_do_Iguacu-19

Como última parada, fomos ao setor das araras mansas. Além de avistá-las livremente nos galhos das árvores neste espaço pudemos tirar várias fotos com uma delas em nossos braços.

Parque_das_aves

Parque_das_aves-2

O Parque das Aves foi uma ótima maneira de começar o dia. Indicamos muito o passeio, principalmente, se tiverem crianças.

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos rolando por lá!

Balanço do dia:
Ingresso diretamente do Parque: R$ 20,00 (brasileiros) e R$ 28,00 (estrangeiros)
Parque das Aves estava incluído do Pacote Destino Iguaçu: R$ 229,00
Pacote Destino Iguaçu é composto por: transfer ida e volta do hotel; ingresso Parque das Aves, Almoço no Restaurante Canoas e Macucu Safári.

Viagem realizada em Abril de 2014.

Puerto Iguazú: Cataratas do Iguaçu pelo lado argentino
Foz do Iguaçu: Passeio no Macuco Safári
Foz do Iguaçu: Cataratas do Iguaçu pelo lado brasileiro

Posted in AMERICA DO SUL, BRASIL, FOZ DO IGUAÇU, PARANÁ and tagged , , , , .