O Morro de São Paulo não é um dos lugares mais fáceis de chegar. Mas eu posso garantir que vale tudo pelo que você pode passar. Nós saímos do Rio de Janeiro por volta das 9 horas da manhã e só chegamos ao morro umas 19 horas. A primeira parte foi composta pelo voo Rio de Janeiro x Salvador e transfer até o terminal marítimo. Quando achamos que seria mais algumas horas de catamarã, a maré não estava boa. Então, pegamos um pequeno barco até Itaparica, depois uma van até Valença e depois o catamarã até o Morro de São Paulo.
Por conta de todo esse percurso, o nosso primeiro dia, ou melhor primeira noite, foi para fazermos check in no hotel, irmos na agência finalizar as reservas de passeio e jantar.
No segundo dia, fizemos o passeio a Ponta do Curral com direito a banho de argila e piscininhas de águas quentes e claras do nordeste.
No terceiro dia, resolvemos explorar a ilha. Então, passeamos pela segunda, terceira e quarta praia. Neste dia, nós pretendíamos conversa com o mergulhador que a agência que fechamos os passeios tinha nos indicado. Mas quando chegamos lá, ele disse que o mar estava perfeito para o mergulho. Só precisávamos esperar a maré baixar um pouco. Nós acabamos esperando isso acontecer e fizemos o mergulho de cilindro neste dia mesmo. Enquanto esperávamos, fizemos kaiak e stand up paddle. Foi um dos melhores dias no Morro de São Paulo.
No quarto dia, fizemos um passeio para a Praia de Garapuá. Esse passeio pode ser feito de 4×4 ou caminhando. Nós escolhemos a segunda opção e pudemos ver coisas incríveis ao longo do caminho. Além do fato de depois de andarmos muito e estarmos morrendo de calor, pudemos relaxar na praia extensa.
No quinto dia, fizemos o passeio de volta a Ilha, que tem parada em Boipeba. Só que neste dia pegamos algumas chuvas o que fez com que o snorkel não fosse bom. E também não pudemos descer em uma das praias que estava no roteiro. Ou seja, quero voltar ao Morro para refazer esse passeio.

Ilha de Boipeba
No sexto dia, aproveitamos o dia chuvoso para conhecer alguns pontos turísticos da Ilha como a Fortaleza, o Farol, o Mirante da Tiroleza, a Igreja e aproveitar mais um pouco das praias.
No sétimo dia, fizemos o voo de paramotor e pudemos ver a ilha de cima. Foi uma experiência que indicamos para todos que adoram viagens com aventuras.
No oitavo dia, deixamos o Morro de São Paulo de Catamarã as 14:30. Nós tentamos fazer uma tiroleza antes de irmos embora. Mas quando chegamos lá, ela estava em manutenção. Então, temos que voltar para isso também.
Esse foi o nosso roteiro, mas você pode colocar mais dias ou menos dias. Basta apenas ver que atividades são mais o seu perfil de viagem e/ou se você deseja mais dias para ficar apenas aproveitando as quatro praias.
Viagem realizada em Julho de 2013.
LEIA MAIS:
Morro de São Paulo: Mergulho de Cilindro
Morro de São Paulo: Restaurantes – parte 3
Morro de São Paulo: Review – Hotel Portaló