Lima: Sitio Arqueológico Huaca Puccala

Em nosso último dia em Lima, resolvemos acordar bem cedo e irmos a uma ruína que se encontrava muito perto do hotel em que estávamos hospedados: Huaca Puccala.

Huaca_puccana_Peru-2

O simples fato dessa ruína ainda existir é algo bastante incrível, considerando que ela se encontra no meio do bairro, cercada de prédios modernos e seu tamanho é bastante grande. O espaço inclui além do sítio arqueológico, um museu e um restaurante.

Huaca_puccana_Peru-22

Nós chegamos lá bem cedo, acho que meia hora depois do horário de abertura da atração, e fizemos um tour guiado de aproximadamente uma hora, em espanhol. A visita começa pelo museu onde estão expostas diversas peças arqueológicas como vasos, pratos e travessas de cerâmica, além de tecidos e tapeçaria, referente as culturas Lima, Wari e Ychsma em sua maioria. Nós perdemos essa parte, mas fizemos no final com outro guia.

Huaca_puccana_Peru-5

Então, fomos dirigidos diretamente para parte externa, o sítio arqueológico. De acordo com a nossa guia, desde a década de 1960 até hoje, inúmeros pesquisadores trabalham no sítio e a cada dia se descobre mais dados no local.

Huaca_puccana_Peru-3

Aluguel de carro

Todo o local foi construído para ser um lugar sagrado, só que a parte térrea era considerada mais ‘pública’, para as pessoas de classe mais baixa, enquanto que a pirâmide era reservada aos membros e cerimônias restritas as pessoas mais importantes. Por isso, o tour é organizado utilizando bonecos para ilustrar as tarefas desempenhadas em cada espaço.

Huaca_puccana_Peru-4

Huaca_puccana_Peru-15

Em uma parte do tour é possível ver como era o cultivo da agricultura e a criação de animais locais. Foi possível vermos animais como lhama, alpaca, cuy e outros.

Huaca_puccana_Peru-6

Huaca_puccana_Peru-8

Huaca_puccana_Peru-10

Depois de andar por essas partes, finalmente, chegamos a pirâmide, que possui sete níveis. Cada nível foi construído em diferentes momentos da história e por diferentes culturas. Além das informações passadas sobre as culturas que construíram cada nível da pirâmide, chegar ao seu topo proporciona uma vista mais completa de todo o sítio arqueológico e do bairro de Miraflores.

Huaca_puccana_Peru-12

Huaca_puccana_Peru-14

Ao final dessa parte, fomos direcionados para a saída do sítio, nos acabamos esperando um pouco para irmos no museu com um guia e também passamos na lojinha de lembrancinhas. Apesar do passeio ser rápido, ele é repleto de história. A guia que pegamos era bastante boa o que fez com o passeio fosse ainda mais interessante.

Huaca_puccana_Peru

Huaca_puccana_Peru-18

Aprendemos bastante sobre as culturas que existiram antes dos Incas. Pudemos perceber que a genialidade Inca foi sendo formada com o apoio do conhecimento de várias outras culturas. Só isso já valeu muito o passeio.

Huaca_puccana_Peru-16

Huaca_puccana_Peru-19

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos do Peru rolando por lá!

Entrada: S/. 12Viagem realizada em Agosto de 2014

LEIA MAIS:

Posted in AMERICA DO SUL, CULTURAL, LIMA, PERU and tagged , , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *