Viajando de ônibus pelo Peru

Depois de finalizarmos os nossos 3 dias em meio em Lima chegou o momento de irmos a outras cidades do Peru. Para esse deslocamento interno, acabamos optando por viajarmos de ônibus ou porque era mais barato ou mesmo porque as cidades não contavam com aeroportos domésticos.

Então, quando começamos as pesquisa sobre as companhias de ônibus do Peru descobrimos que o Peru é um país com um bom serviço de transporte de ônibus, só que é possível fazer uma diferença dos ônibus usados por peruanos, muito baratos e que não usamos, e os mais usados pelos turistas, mais caros, mas que muitos peruanos utilizam também.

As companhias que lemos a respeito foram: Cruz Del Sur, Oltursa, Movil Tours e Emtrafesa. Devido aos muitos relatos que encontramos, nós fechamos três de nossas mudanças de cidade com a Cruz Del Sur e as outras duas foram com ônibus que incluíam passeios.

Aluguel de carro

Nossas viagens com a Cruz del Sur foram: de Lima para Ica (4h30min de viagem), de Ica para Nazca (2h05min de viagem) e de Nazca para Arequipa (9h de viagem). A viagem de Nazca para Arequipa nós fizemos durante a noite. Saímos de Nazca por volta de 22h e chegamos em Arequipa as 7h. As demais foram no fim da tarde ou fim da noite.

cruz_del_sur01

cruz_del_sur02

cruz_del_sur03

Nossa experiência com a Cruz del Sur foi muito positiva. Nós fizemos as compras das passagens pela internet. Não tivemos dificuldade alguma, apenas percebemos que há um número máximo de bilhetes a serem comprados por vez. Cada pessoa consegue efetivar 5 compras por vez. Como nós precisávamos de 6 compras, pois eram 3 trechos e duas pessoas, nós fizemos duas compras separadas e recebemos 2 vouchers.

Saindo de Lima
Depois da compra, quando chegou o momento de sairmos de Lima descobrimos que no Peru não há uma rodoviária única como temos no Brasil com todas as companhias. Lá cada companhia conta com o seu terminal rodoviário e em Lima há 2. Então, quando escolhemos nosso local de saída de Lima, nos preocupamos em escolher um terminal próximo a Miraflores para ganharmos tempo e economizar dinheiro.

Cruz_del_Sur_Peru-3

Cruz_del_Sur_Peru-4

Quando chegamos no terminal, tivemos que trocar os nossos voucher’s por passagens de verdade. Por isso, eles pedem para chegarmos com 30 minutos a 1 hora de antecedência. Também é necessário despachar bagagem! Pois é, exatamente como no aeroporto, nós enfrentamos uma pequena fila e entregamos nossa bagagem a um funcionário que etiquetava a bagagem e entregava um voucher para retirá-la. A nossa tática era despachar em cima da hora para ficarmos sempre de olho se a bagagem ia no mesmo ônibus que estávamos indo. Não tivemos problema nenhum com o despacho.

As viagens
Nós compramos passagens sempre de primeira classe. Como vocês puderam ver na imagem que mostra os assentos, os ônibus da Cruz Del Sur têm 2 andares. No segundo andar, estão as poltronas comuns. No primeiro andar, estão as camas leitos. Nós compramos sempre as passagens com camas leito. Achamos que elas são as ideais para viagens como as que fizemos de Nazca para Arequipa. Eram 9 horas de viagem e durante a noite. Conseguimos dormir bem e chegamos descansados prontos para aproveitar o dia. Outro ponto interessante do primeiro andar é que há refeição incluída. Ela varia de um simples lanche nos percursos mais curtos a jantar em viagens mais longas.

Cruz_del_Sur_Peru-2

Entretanto, independente do andar, todo o ônibus conta com entretenimento individual a bordo. Em todas as viagens vimos pelo menos 1 (um) vídeo. E eles contam também com “aeroônibus” como o Bruno apelidou. Sempre que precisávamos de suporte, as moças do ônibus estavam lá para nos ajudar.

Nós ficamos muito satisfeitos com as viagens que fizemos de ônibus pelo Peru. Conseguimos até acessar wi-fi em alguns pontos da estrada. Saímos de lá desejando que nos Brasil tivessem companhias como a Cruz Del Sur.

Indicamos as viagens de ônibus pelo Peru sem medo, mas é claro, que priorizaríamos essas companhias conhecidas e, se você puder, o primeiro piso dos ônibus com certeza valem a pena. Nossa única ressalva é, se a viagem for durante o dia e com poucas horas de viagem, de repente, o piso superior, nos dois primeiro assentos, seja interessante também. Ele pode proporcionar lindas paisagens.

Cruz_del_Sur_Peru

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos do Peru rolando por lá!

Dados Financeiros
Lima – Ica: S/. 65
Ica – Nazca: S/. 45
Nazca – Arequipa: S/. 115
Todos no primeiro piso, que seria uma primeira classe.

Viagem realizada em Agosto de 2014.

LEIA MAIS:
Peru: próxima parada – Nazca
Huacachina: passeio de Buggy e Sandboard
Ica: City Tour e Winery Tour

Posted in AMERICA DO SUL, AREQUIPA, ICA, LIMA, PERU and tagged , , , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *