Deserto do Atacama: mais um sonho realizado!

Finalmente, essa viagem saiu!!

Nós já tínhamos programado nossa viagem ao Chile, especialmente para San Pedro de Atacama, duas vezes antes dela se concretizar. A primeira em dezembro de 2013 e depois tentamos em abril deste ano. Mas como a gente não consegue controlar a vida, pelo menos, não da forma como gostaríamos, ela só saiu dos nossos sonhos nas últimas semanas. Acompanhou as fotos em tempo real pelo Instagram?!

Passamos 8 dias em San Pedro do Atacama e 5 dias, 4 inteiros e 2 metades, por Santiago e arredores. Vamos começar nossos relatos e acho que vai demorar um tempo para chegarmos ao final, afinal, ainda estamos escrevendo sobre a viagem ao Peru, feita há poucos meses atrás. Então, tenha um pouco de paciência ou encha nossa caixa de comentários para podermos ajudar os que já estão com passagens marcadas.

Um pouco sobre San Pedro de Atacama
Esse lugar incrível pode ser descrito como um pequeno vilarejo que se localiza a 106 km de Calama, cidade onde se localiza o aeroporto que leva até San Pedro. Mesmo depois de saber que Calama não era um local tão pequeno, ficamos surpresos com seu tamanho e com as muitas construções em andamento que vimos. Com certeza, Calama está crescendo.

Segundo um de nossos guias, a população de San Pedro de Atacama é de aproximadamente 2 mil habitantes. Mas em épocas de alta temporada, que vai de novembro a fevereiro/março e os meses de julho e agosto, o local chega a ter mais de 10 mil pessoas. Andando por suas pequenas e rústicas ruas foi muito complicado para nós imaginar esse pequeno vilarejo com tantos habitantes.

Atacama_Centro_Chile-8

Com todo esse quantitativo de turistas, está ocorrendo uma proliferação de pousadas, resorts, restaurantes, lan houses e agências de turismo na última década. O transfer que nos deixou no hostel encontrou até uma certa dificuldade de achar o local e alguns dos nossos guias comentaram que todo dia tem um hostel novo em San Pedro.

Atacama_Centro_Chile

Atacama_Centro_Chile-3

Caracoles
O grande movimento de San Pedro de Atacama está na Rua Caracoles e suas transversais. Nessas ruas, estão as pousadas, restaurantes e agências de passeios. Além de algumas lojas de lembrancinhas e até de lojas como a The North Face, especializada nas roupas de aventuras, ou seja, ideais para as subidas aos vulcões.

Aluguel de carro

Atacama_Centro_Chile-2

Atacama_Centro_Chile-4

Como os passeios saem ou muito cedo ou no fim da tarde e noite. No horário de almoço, a Caracoles está sempre com um movimento considerável. Para um dia sem tours, passear pela rua é bastante agradável.

Atacama_Centro_Chile-5

Os passeios

A cada dia que passa San Pedro de Atacama se torna um destino cada vez mais procurado. Tudo isso graças a sua paisagem inacreditável e muito diversa. Em um mesmo dia é possível fazer passeios para campos com gêiseres fumegantes, formações rochosas de outro mundo e paisagens estranhas que poderiam nos manter os ocupados por semanas.

Atacama_Centro_Chile-10

Agência com a qual fechamos os passeios em San Pedro.

Vamos começar a contar sobre todos os passeios que fizemos nesses 8 dias no local. Esperamos que os nossos relatos só façam você se encantar com o destino. Mas desde já queremos deixar claro que conhecer San Pedro de Atacama não é uma viagem barata. Principalmente, para quem o conheceu depois de passar alguns dias no Peru.

Nós fizemos uma pequena conta e vimos que gastamos em 10 dias em Natal, na alta temporada o mesmo que em 21 do Peru e agora gastamos quase a mesma coisa em 14 dias no Chile, entre San Pedro de Atacama, Santiago e a região litorânea desse país.

Acompanhe os nossos relatos!!!

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos do Peru rolando por lá!

Viagem realizada em Novembro de 2014.

LEIA MAIS:
Deserto do Atacama: Valle del Arco Iris
Chile: que moeda levar?
Chile: utilizando transfers dos aeroportos para Santiago e San Pedro de Atacama

Posted in AMERICA DO SUL, CHILE, SAN PEDRO DO ATACAMA and tagged , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

2 Comments

  1. Bom dia,

    Qual Hotel voces se hospedaram ? Estou planejando ir em Julho mas nao encontrei hotel ou hostel mais tranquilo e com um preço acessivel. Se tiver alguma dica agradeço.

    • Boa noite!
      Bom, no Atacama tem os hotéis no esquema all inclusive que são bem caros e os hostels que você vai ter que procurar para achar um bom e com preço bom porque as hospedagens lá não são baratas.

      Nós fechamos o hostal lackuntur – http://www.poraieporaqui.com.br/2014/12/san-pedro-de-atacama-review-hostal-lackuntur.html
      Não foi horrível, mas com o IVA de 19% achamos que não valeu muito a pena.

      Nesse post a gente conta com detalhes como foi, mas tem também indicação de um hostal muito bem recomendado por todos que se hospedaram lá: O campo base.

      Qualquer duvida a mais só perguntar.

      Abraços,
      Tati

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *