San Pedro de Atacama: contratando os passeios

Não é porque o Deserto do Atacama é conhecido como um destino mochileiro que não é necessário se preocupar com a qualidade dos serviços prestados pelas agências. Nós aprendemos isso na prática quando fechamos um passeio com uma agência que terceirizava as excursões em Ilha Grande e ela simplesmente esqueceu da gente, quase perdemos um dia de atividades por causa disso. Desde dessa experiência passamos a ter mais atenção com as agências com quem fechamos passeios e em relação ao Deserto do Atacama não foi diferente.

Como essa viagem tinha sido planejada e cancelada algumas vezes, estávamos tentando ir a San Pedro desde dezembro de 2013, nós acabamos entrando em contado com algumas agências, todas por email. Depois de muitos emails acabamos decidindo com qual das muitas agências iriamos fechar nossos passeios e o que mais influenciou nossa decisão foram as boas indicações de outros blogs como o Dicas e Turismo, Um viajante e o Guia Mundo Afora, que tinha acabado de ir e estava com as dicas fresquinhas da agência, dos passeios e do Deserto.

Ayllu.cl, uma ótimo opção
Se vocês acompanham o blog, já perceberam que a gente gosta de fechar passeios com agências de brasileiros quando vamos para outro país. Fizemos isso quando fomos a Los Roques e fizemos isso novamente quando fomos a San Pedro de Atacama e em nenhuma nos arrependemos.

Atacama_Centro_Chile-10

Conforme fomos trocando email com a Flavia, que é uma das donas da empresa e é brasileira, ficamos sabendo que a Ayllu é uma empresa com duas certificações e uma delas é internacional. Eles são muito preocupados com as normas de segurança, esse foi um ponto que muito nos agradou. Pois nós acreditamos que acidentes acontecem, o importante é você estar preparado para eles. No Um viajante ele conta que durante o seu passeio eles tiveram um problema com o carro, que é novo, de 2014, e conta com ar-condicionado. Mas graças a um item de segurança, o telefone satélite e rádios de comunicação, tudo foi resolvido sem grandes problemas. Saber desses detalhes nos deixou bastante seguro quanto o trabalho desenvolvido pela agência.

A Ayllu também conta com um hostal e restaurante, dessa forma, eles fazem uma fusão restaurante + excursões, ou seja, as excursões que contam com cafés da manhã e/ou almoço são feitas com comidas caseiras e típicas do restaurante. As experiências que tivemos com o café da manhã e almoço deles foram muito boas. Ainda lembramos das panquecas com doce de leite que comemos aos montes no passeio do Geyser El Tatio com muita água na boca.

Por conta de todos esses detalhes, a Ayllu não é uma das agências mais econômicas de San Pedro, na verdade, ela tem um valor um pouco acima da média. O que se justifica pelo seu trabalho diferenciado. Nós tivemos guias excelentes e nossas excursões tiveram de 4 a umas 10 pessoas, incluindo a gente, o que nós adoramos. Nós achamos que quanto menor o grupo melhor o guia consegue dar atenção as pessoas e contar detalhes que podem acabar sendo perdidos nos grupos muito grandes.

Outro ponto positivo sobre a agência para nós, que gostamos de fechar os passeios antes de chegarmos ao local, foi que pudemos fazer transferências diretamente do Brasil para a Flávia e em reais, sem perder nas conversões de reais para dólar e depois para peso, afinal, vocês lembram como fomos pegos de surpresa na hora do câmbio em San Pedro, né?!

Por conta de todos esses detalhes, nós vivemos experiências maravilhosas no Deserto do Atacama. Acreditamos que a escolha de uma boa agência foi fundamental para que saíssemos de lá com nossas expectativas superadas em relação a essa viagem.

Vejam o vídeo promocional da Ayllu, ele representa exatamente o clima que vivemos em nossa viagem.

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos do Atacama rolando por lá! 

* O blog Por aí e Por aqui recebeu apoio da Ayllu para a realização de todas as excursões fechadas com eles no Deserto do Atacama. A parceria foi realizada, mas a opinião expressa no relato é pessoal e de acordo com a experiência proporcionada pelo trabalho da agência.*

Viagem realizada em Novembro de 2014.

LEIA MAIS:
Deserto do Atacama: mais um sonho realizado!
Chile: utilizando transfers dos aeroportos para Santiago e San Pedro de Atacama
San Pedro de Atacama: Review – Hostal Lackuntur

Posted in AMERICA DO SUL, CHILE, SAN PEDRO DO ATACAMA and tagged , , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

6 Comments

  1. Tatiane/Bruno,
    Confirmo plenamente o relato que fizeram acima. Estivemos em novembro/14 no Atacama e também fiz os passeios com a Ayllu. É disparado a melhor agência de lá, onde a atenção e a qualidade dos serviços prestados nos fazem já sentir saudades.

  2. Muito boa a dica de agência que se preocupa com segurança.
    As vezes a gte procura apenas o mais barato e depois de arrepende.

    Obrigada pelas dicas.

    • Seus posts ajudaram muito, Thais! Aquele de roupas, então! Virou quase um guia do que levar para lugares frios.
      Eu também gostei muito a Ayllu e só conheci a Flávia em Santiago pra um jantar, eles são muito simpáticos, né?

    • Seus posts ajudaram muito, Thais! Aquele de roupas, então! Virou quase um guia do que levar para lugares frios.
      Eu também gostei muito a Ayllu e só conheci a Flávia em Santiago pra um jantar, eles são muito simpáticos, né?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *