San Pedro de Atacama: Review – Hostal Lackuntur

Uma das coisas que tivemos grande dificuldade em fechar em San Pedro de Atacama foi a hospedagem. De acordo com nossas conversas com algumas pessoas e pesquisas por local onde ficar, percebemos que ou nós ficávamos em grandes hotéis, no sistema de all inclusive, ou nos hospedávamos em hostals, que não me pareciam bons.

Como a diferença de preço era muito grande acabamos optando por um hostal. Pesquisamos muito, tentamos pegar um local com uma pontuação muito boa no booking, mas mesmo assim tivemos alguns problemas.

O Hostal
Fizemos reserva com o Hostal Lackuntur. De acordo com sua descrição no booking ele oferece acomodações no centro de San Pedro de Atacama e possui wi-fi gratuito.

Bom, ele não fica no centro de San Pedro. Fica a aproximadamente uns 5 minutos de caminhada da praça central. No primeiro dia, ficamos um pouco receosos porque a rua era muito escura. Havia poucos postes de luz e alguns ainda ficavam piscando ou pagavam e acendiam do nada. Mas depois de 8 noites fazendo esse percurso, acostumamos e nada aconteceu. Inclusive, na noite em que fizemos o tour astronômico chegamos depois de 1 hora da manhã sem nenhum problema.

O wi-fi existe, mas não é muito bom. O Bruno chegava a ficar na área da piscina para tentar usá-lo melhor, mas não aguentava muito tempo.

Aluguel de carro

Os quartos
Ficamos num quarto privativo com banheiro. Num primeiro momento ficamos um pouco chocados com o quarto. O fato dele ser muito simples não nos incomodou. O problema é que a primeira impressão que tivemos foi que o quarto era claustrofóbico, não tinha ventilador nem ar-concionado. Mas com o cair da noite o quarto fica até agradável. Dormimos, inclusive, com cobertas bem pesadas.

Hostal_Lac72kuntur_Chile-2

Hostal_Lac72kuntur_Chile

O quarto não conta com televisão e na hospedagem não está incluído o café da manhã, mas só precisamos comprar coisas para tomarmos café no primeiro dia. Nos restante, todos os passeios incluíam café da manhã.

O banheiro
Era um espaço bastante pequeno, principalmente, a área do chuveiro. Mas a pia tinha uma bancadinha que ajudou um pouco.

Área externa
Em compensação a isso tudo, a área externa era bem agradável. o hostal conta com piscina com espreguiçadeiras e mesas. Além da cozinha que todos podem usar.

Hostal_Lac72kuntur_Chile-4

Hostal_Lac72kuntur_Chile-5

Hostal_Lac72kuntur_Chile-6

A parte não muito boa:
Não é muito fácil achar o hostal. Ele fica dentro da rua em que está localizado, como se fosse numa vila. O nosso transfer teve dificuldade e a agência de passeios também.

Tivemos um problema no pagamento, no booking estava escrito que o pagamento deveria ser feito em dinheiro e na moeda local. Então, nós levamos em dólares o valor da reserva. Só que não nos preocupamos em trocar esse valor para pesos chilenos. Imaginamos que, assim como no Peru, em que fizemos algumas reservas nas mesmas condições, acabamos pagando em dólares porque ela é uma moeda valorizada por eles. Só que não foi o que ocorreu em San Pedro.

A dona do local fez questão de receber em pesos chilenos. Qual o problema disso?! No chile, eles cobram o IVA, um imposto de 19% sobre o valor da hospedagem. Só que o IVA é cobrado apenas para pagamento feitos na moeda local em espécie. Se a dona tive deixado a gente pagar em dólar ou aceitasse cartão de crédito não teríamos que ter pago mais 19%.

Dessa forma, incluindo os 19%, fazendo o câmbio ruim em San Pedro de Atacama e considerando a localização do hostal não achamos que tenha sido uma boa opção de hospedagem.

Uma dica:
Conversando com algumas pessoas durante os passeios que fizemos. Muitas pessoas indicaram o Hostal Campo Base. Nós não nos hospedamos lá, mas ouvimos muitos comentários bons.

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos do Atacama rolando por lá!

Dados Financeiros:
9 diárias: US$ 486 + 19% de IVA
Considerando o valor do cambio que conseguimos no dia, tivemos que trocar quase US$ 600 para efetuar todo o pagamento.

Viagem realizada em Novembro de 2014.

LEIA MAIS:
Deserto do Atacama: mais um sonho realizado!
Chile: que moeda levar?
Chile: utilizando transfers dos aeroportos para Santiago e San Pedro de Atacama

Posted in AMERICA DO SUL, CHILE, HOSPEDAGEM, SAN PEDRO DO ATACAMA and tagged , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *