Deserto do Atacama: Piedras Rojas, Laguna Altiplanicas e Salar de Atacama

Primeiro, preciso começar contando que escrever sobre a viagem ao Deserto do Atacama está sendo uma das tarefas mais difíceis para mim. A vontade que eu tenho é escrever simplesmente: vão e vejam com seus próprios olhos. Para complicar um pouco mais a história, o primeiro passeio que fizemos com a Ayllu está no nosso TOP 3 de todos os mais de dez passeios que fizemos. Feito esse meu pequeno drama, vamos ao passeio!

Lagunas_Altiplanas_Atacama_Chile-2

Piedras Rojas (ou Pedras Vermelhas)!
Nosso guia, o Alejandro, passou para nos pegar as 7 da manhã e só retornamos depois das 15 horas, o que não quer dizer que o passeio tenha acabado, porque ainda fomos para o restaurante da Ayllu onde havia um almoço aguardando por nós. Então, como você pode perceber esse é um passeio que tomará o seu dia inteiro no Atacama. Talvez só seja possível combiná-lo com o Tour Astronômico.

Este também não é um passeio comum no Atacama. Eu mesma tinha pedido orçamento para várias empresas e elas ofereciam as Lagunas Minique e Miscanti e a Laguna Chaxa, no Salar do Atacama. Com a Ayllu além desses lugares tradicionais, fomos também a Piedras Rojas e posso dizer com 100% de certeza que valeu a pena e eu indico muito que você inclua mais esse pedaço do Atacama no seu roteiro.

Piedras_Rojas_Atacama_Chile-16

Depois de sermos pegos no hostel, sem o café da manhã, seguimos em direção ao nosso destino por um longo tempo. Era o nosso primeiro passeio e nós fomos felizes admirando cada detalhe daquele lugar incrível, portanto, para nós a distância nem pareceu muito grande. Mas todo o caminho percorrido ao longo do dia é maior que 200km.

Quando estávamos chegando perto de nossa primeira parada o guia fez um pit stop inesperado no meio da estrada para podermos contemplar de longe o local de parada oficial. O grupo já achou o local tão bonito que se a gente ficasse por ali mesmo já estaríamos felizes.

Piedras_Rojas_Atacama_Chile-2 Lagunas_Altiplanas_Atacama_Chile-4

Só que nós ainda tínhamos mais surpresas pela frente. Voltamos todos para o carro e seguimos caminho. O fugão da Ayllu parou num lugar mais protegido do vento, nós descemos e o Alejandro nos deu algumas informações sobre o local. Nem preciso dizer que nós estávamos loucos para que ele nos liberasse e nós pudêssemos explorar aquela imensidão toda.

Piedras_Rojas_Atacama_Chile-6 Piedras_Rojas_Atacama_Chile-11

Piedras Rojas é a paisagem repleta de pedras avermelhadas, daí vem o Rojas, devido a grande concentração de ferro oxidado. O lugar é incrível, só que está localizado a 4.000 metros de altitude, então tome cuidado com a animação. Nós não tivemos problema nenhum com a altitude, mas é melhor esperar um tempo para as tradicionais fotos pulando, caso vocês queiram.

Piedras_Rojas_Atacama_Chile-21 Piedras_Rojas_Atacama_Chile

Enquanto nos encantávamos com o lugar e batíamos milhões de fotos o Alejandro e o Felipe, nosso motorista, montaram o café da manhã. Confesso, que eu sou meio olho grande por café da manhã, então, quando vi todos voltando ao local combinado fui atrás, vai que não tinha tanta coisa assim. Gente, se vocês fecharem o passeio com a Ayllu nem precisam ter essa preocupação. O café da manhã é maravilhoso e farto. Nos demais passeios que fizemos nós sempre perdíamos a hora de voltar para tomar café e sempre comemos muito bem.

Piedras_Rojas_Atacama_Chile-15 Piedras_Rojas_Atacama_Chile-17 Piedras_Rojas_Atacama_Chile-19

Depois de comermos e conversamos muito com todos do grupo, que eram basicamente brasileiros, subimos no furgão e fomos para o outro lado da mesma paisagem. Tivemos mais alguns minutos para mais fotos.

Piedras_Rojas_Atacama_Chile-9

O Bruno lá longe!

Piedras_Rojas_Atacama_Chile-10

Apesar de termos ido ao Atacama em Novembro, nós pudemos ver pequenas partes do lago um pouco congeladas. Imaginem como não é no inverno!

Piedras_Rojas_Atacama_Chile-7 Piedras_Rojas_Atacama_Chile-4

Próxima Parada: Lagunas Altiplânicas
Subimos mais um uns 200 metros de altitude, em direção as Lagunas Altiplânicas, onde se localizam as Lagunas Miscanti e Minique. Nós paramos primeiro na Miscanti, onde se localizam os banheiros, e que para nós tem a vista mais bonita das duas. Na verdade, acho que dela é o local onde você consegue contemplar uma beleza ampla, sabe?! Laguna, vegetação, montanhas, céu azul… Não disse que era melhor simplesmente dizer: vão ver com seus próprios olhos!!!

Lagunas_Altiplanas_Atacama_Chile-5 Lagunas_Altiplanas_Atacama_Chile Lagunas_Altiplanas_Atacama_Chile-3

Mas a Laguna Minique é linda também.

Lagunas_Altiplanas_Atacama_Chile-7 Lagunas_Altiplanas_Atacama_Chile-8

Bom, depois de muita apreciação e fotos seguimos para a van novamente. Próxima parada: Laguna Chaxa, no Salar de Atacama. O Salar de Atacama é o quinto maior do mundo, de acordo com o nosso guia, ele conta com aproximadamente 100km de longitude.

Laguna_Chaxa_Atacama_Chile-11 Laguna_Chaxa_Atacama_Chile-12 Laguna_Chaxa_Atacama_Chile-7

A Laguna Chaxa é conhecida como a casa dos flamingos. Para não espantá-los, lá não podíamos fazer movimentos bruscos, correr e, se possível, falar um pouco mais baixo. Nós já tínhamos visto flamingos no Peru, mas adoramos essa parada do passeio.

Laguna_Chaxa_Atacama_Chile-4 Laguna_Chaxa_Atacama_Chile-6 Laguna_Chaxa_Atacama_Chile-3

Depois dessa última parada, seguimos em direção a San Pedro de Atacama, mais especificamente, ao Restaurante da Ayllu. Chegando lá todo o grupo ainda almoçou e depois ficamos conversando por um tempo. Do restaurante da Ayllu nos fomos caminhando para o nosso hostel.

Como já dissemos, este foi um dos passeios que mais nos encantou. Nós, com certeza, indicamos ele. Também indicamos que vocês saiam bastante agasalhados apesar de saber que ao longo do dia irão tirar muitas camadas de roupas. Para terem uma ideia, eu estava de segunda pele de calça e blusa, calça jeans e uma blusa grossa e casaco fininho por cima, isso em Novembro.

* O blog Por aí e Por aqui recebeu apoio da Ayllu para a realização de todas as excursões fechadas com eles no Deserto do Atacama. A parceria foi realizada, mas a opinião expressa no relato é pessoal e de acordo com a experiência proporcionada pelo trabalho da agência.*

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos do Atacama rolando por lá!

Viagem realizada em Novembro de 2014.

Dados Financeiros:
Lagunas Altiplanicas + Piedras Rojas (café da manhã e almoço): RS 262,00
Entrada Lagunas Altiplanicas: CLP $ 3000
Entrada Laguna Chaxa: CLP $ 2000

LEIA MAIS:
Deserto do Atacama: Garganta del Diablo de Bicicleta
Deserto do Atacama: Pukará de Quitor
San Pedro de Atacama: Restaurante Casa de Piedra

Posted in AMERICA DO SUL, CHILE, SAN PEDRO DO ATACAMA and tagged , , , , , , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *