Paracas, um vilarejo de El Chaco, e o passeio as Islas Ballestas

Depois de passarmos um dia inteiro conhecendo as atrações de Ica, chegou o momento de conhecer Paracas. Como já mencionamos anteriormente, o hotel em que nos hospedamos em Ica organizou todo o nosso dia de passeio em Paracas. Depois, conversando com outras pessoas que também se hospedaram em Ica, em diferentes hotéis, percebemos que essa é uma prática comum dos hotéis.

Conforme combinado com o hotel, a van passou para nos pegar por volta das 7 da manhã e nós fomos os últimos a sermos pegos. A viagem de Ica a Paracas durou um pouco mais de 1 hora. Então, por volta de 8 horas já estávamos em Paracas, apreciando a cidade e prontos para o primeiro passeio.

Um pouco sobre Paracas
Paracas é o principal vilarejo da península de Paracas. Seu nome correto é El Chaco só que muitas vezes o local é chamado apenas de Paracas. Num primeiro momento, o local nos surpreende por contar com construções um pouco desmoronadas e outras um pouco reparadas. Há também um público variado, mochileiros jovens; turistas de meia-idade e alguns limenhos endinheirados, circulando pelo local.

Paracas_Cidade_Peru-2

Pelas ruas, que ainda se encontram esburacadas por causa do terremoto de 2007, podemos ver um bom número de vira-latas. Já no porto, eram os pelicanos famintos em busca de alimentos e alguns com donos que os utilizavam para ganhar dinheiro em troca de posarem com os turistas para fotos que nos chamou a atenção. Atualmente, El Chaco existe basicamente por causa do turismo.

Paracas_Cidade_Peru-3

Paracas_Cidade_Peru-4

Os passeios principais de Paracas são a excursão de barco para as Islas Ballestas e o passeio pela Reserva Nacional de Paracas que se encontra na desértica península de Paracas. Estes são possíveis fazer em um único dia, mas nós recomendaríamos um dia inteiro pela Reserva.

Aluguel de carro

Nosso primeiro passeio
Depois de caminharmos por algumas ruas, fomos direcionados ao porto para o primeiro passeio do dia: conhecer as famosas Islas Ballestas.

Paracas_Cidade_Peru-6

As Islas Ballestas é também conhecida como a “Galápagos dos pobres”. Depois de embarcarmos em uma das muitas lanchas que saem do porto, a viagem, que dura aproximadamente 30 minutos na ida, faz uma única parada para admirar do mar o famoso geoglifo, El Candelabro.

Paracas_Cidade_Peru-18

O Geoglifo de El Candelabro é uma figura gigantesca, aproximadamente 150 metros de largura por 50 metros de altura, com três pontas, gravada em montes arenosos. De acordo com o nosso barqueiro contador de histórias, ninguém sabe exatamente quem a fez; quando foi feita; nem o que significa – mas teorias não faltam. Alguns a conectam às Linhas de Nazca; para outros, servia de orientação para os marinheiros e seu desenho se baseou na constelação do Cruzeiro do Sul. Há até quem acredite que tenha sido inspirada por uma espécie de cacto com propriedades alucinógenas. Enfim, a forma como ele contou as histórias deixou o desenho ainda mais intrigante.

Paracas_Cidade_Peru-12

Paracas_Cidade_Peru-9

Paracas_Cidade_Peru-7

Depois dessa parada o passeio continuou. Seguimos por mais um tempo e chegamos aos arcos e grutas, onde passamos aproximadamente 1 hora observando a grande quantidade de leões marinhos que se espalham pelas rochas. Também pudemos ver aves produtoras de guano, como cormorão, o atobá-peruano, o pelicano-peruano e pingüins-de-humbolt.

Paracas_Cidade_Peru-14

Paracas_Cidade_Peru-13

Paracas_Cidade_Peru-15

Paracas_Cidade_Peru-17

Toda essa vida animal pode ser vista dos barcos que são de pequeno porte. Nossa dica em relação ao passeio e as embarcações é se proteja do vento, da água do mar e do sol. Na parte da frente, há uma espécie de proteção do mar, se puder sente próximo. Outra dica que nosso guia de Ica nos deu é: sente do lado esquerdo do barco. É deste lado que se vê bem o El Candelabro. Em relação as grutas, o barco passa pelos dois lados.

Paracas_Cidade_Peru-5

Paracas_Cidade_Peru-11

Paracas_Cidade_Peru-16

Depois de quase 2 horas de passeio, estávamos de volta ao porto. Nosso motorista estava nos esperando para informar que teríamos um tempo livre e logo partiríamos para o segundo passeio do dia. Nós aproveitamos para ver o artesanato e tomar um café num dos restaurantes à beira-mar.

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos do Peru rolando por lá!

Dados Financeiros:
Transporte + Islas Ballestas + Reserva Nacional de Paracas: S./ 125Viagem realizada em Agosto de 2014.

LEIA MAIS:
Peru: que moeda levar?
Viajando de ônibus pelo Peru
Peru – Ica, a cidade do sol eterno

Posted in AMERICA DO SUL, ICA, PARACAS, PERU and tagged , , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *