Nazca: Ruínas de Paredones, Geoglifos buena fe e Aquedutos de Cantallo

Como contamos anteriormente, passamos um dia inteiro em Nazca. Na parte da manhã, às 08:30 já estávamos prontos para o que nós chamamos de um city tour pela cidade, já que a gente não tinha pesquisado muito quais seriam as atrações que iríamos ver. Nossa primeira parada foi nas Ruínas de Paredones. Para entrarmos nas ruínas, tivemos que pagar um boleto turístico que nos dava acesso aos outros dois lugares que visitaríamos em seguida.

Ruínas de Paredones
As ruínas de Paredones se localizam a 2 km a sudeste da cidade de Nazca. Esta atração está situada aos pés das colinas rochosas do Cerro Los Altos de Nazca. As ruínas não estão muito bem preservadas, principalmente, porque são de adobe e não de pedra. Elas tem a arquitetura baseada no uso de tijolos retangulares com baixos muros de pedra esculpida.

Ruinas_Paredones_Nazca-4

De acordo com o nosso guia, durante o governo de Túpac Inca Yupanqui, que nós ouvimos falar muito em Cusco foi também o período de maior expansão Inca. Os domínios desse império atingiu os Pampas de Nazca. Nesta época, a região estava sob o domínio da cultura Huari. Eles mantinham canais de irrigação em Nazca como seus antepassados faziam e viviam da produção de têxteis e cerâmicas de alta qualidade de acordo com os padrões herdados.

Ruinas_Paredones_Nazca-7

Ruinas_Paredones_Nazca-2

Por conta desse contexto histórico, após a tomada dos Paredones pelos Incas, o local se tornou o centro de controle administrativo, entre a costa e as montanhas; local de residência do representante de Cusco, construído com planejamento e tecnologia.

Ruinas_Paredones_Nazca-6

A grande cúpula do local é um espaço trapezoidal onde os demais prédios foram construídos ao redor como prédios administrativos, armazéns, quartéis, áreas cerimoniais, templos e uma torre de onde se podia ver o Vale do Nazca. As colinas circundantes estão cobertas de restos do núcleo habitacional de menor qualidade, túmulos e fragmentos de cerâmica.

Ruinas_Paredones_Nazca-9

Os arqueólogos também descobriram em seus estudos históricos que seu nome Inca era Caxamarca e não Paredones, como conhecemos hoje.

Aluguel de carro

Geoglifos buena fe
Depois de admirarmos as ruínas, seguimos o passeio em direção ao mirante natural nos arreadores de Buenos Fe para vermos alguns geoglifos.

Ruinas_Paredones_Nazca-10

O mirante é um pequeno monte de onde podemos avistar de perto algumas linhas geométricas. De cima do monte é possível ver geoglifos como trapézios, espirais, linhas em ziguezague em uma área de aproximadamente 400 metros de comprimento.

Ruinas_Paredones_Nazca-11

De acordo com o nosso guia, estas linhas foram feitas a partir da extração de pequenas pedras angulares da superfície e de cor escura, causada pela oxidação, contrastando com o solo superficial, e expondo as camadas não oxidadas, portanto, mais leve. Dessa forma, as pedras acabam formando uma borda escura ao redor do solo mais leve, aumentando o contraste claro-escuro que permite fácil observação.

Ruinas_Paredones_Nazca-3

Nessa parada nosso guia nos contou um pouco sobre as linhas de Nazca e como a pesquisadora as descobriu, o que vamos contar mais a frente.

Ruinas_Paredones_Nazca

Aquedutos de Cantallo
Depois de visualizarmos esses geoglifos, fomos em direção a nossa última parada: os aquedutos de Cantallo. Eles se localizam a cerca de 21 metros adiante das ruínas e contam com mais de 30 aquedutos subterrâneos, ainda em operação e essenciais na irrigação dos campos da cidade.

Aquedutos_de_Cantallo_Nazca-3

Aquedutos_de_Cantallo_Nazca-2

Nós descemos alguns degraus dos aquedutos, mas não até o fundo. Nosso guia nos explicou que os aquedutos se iniciam nas colinas, onde há uma maior quantidade de água e depois seguem o caminho até a cidade. Nessa parada ele também nos explicou um pouco sobre a vegetação da região e nos mostrou plantas que são usadas para produção de cosméticos.

Aquedutos_de_Cantallo_Nazca-4

Todos esse tour durou aproximadamente 2 horas e meia. Depois fomos levados diretamente para o aeroporto para realizarmos o vôo sobre as linhas de Nazca.

Aquedutos_de_Cantallo_Nazca

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos do Peru rolando por lá!

Dados Financeiros:
Tour com as 3 paradas: S/. 45
Boleto para entradas nos locais: S/. 20

Viagem realizada em Agosto de 2014

LEIA MAIS:
Peru: um país que é muito mais do que esperávamos!
Peru: que moeda levar?
Viajando de ônibus pelo Peru

Posted in AMERICA DO SUL, CULTURAL, NAZCA, PERU and tagged , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

6 Comments

  1. Olá! Tudo bem?
    Irei à Nazca e gostaria de saber maiores detalhes sobre esse passeio…
    Você saberiam informar se há uma agência que realiza esse passeio para que eu possa contatá-los?
    Eles tem horário de saída o dia todo?
    Obrigada!

  2. Oi, Vanessa! Nós fechamos diretamente com a dona do hostel em que nos hospedamos. Aliás, fechamos tudo com ela: hostel, esse city tour, o voo das linhas de Nazca e um passeio na parte da tarde que a gente vai publicar nas próximas semanas.

    Se você for dormir em Nazca, dê uma olhada do nosso review do hostel. Assim que fechamos o hostel pelo booking, ela nos mandou um email. Caso não vá, me avise que posso te passar o email dela.

    Qualquer coisa só perguntar! Abraços

    • Oi, Melissa. O tour com as paradas nas Ruínas de Paredones, nos Geoglifos buena fe e nos Aquedutos de Cantallo duraram mais ou menos umas 2h30. Nós saímos da pousada por volta de 8h30 e mais ou menos as 11h estavamos chegando no aeroporto pra sobrevoar as linhas de Nazca. Depois do voo, sobre as linhas fomos almoçar.

      Ou seja, meio dia incluindo o vôo.

      Qualquer outra dúvida, só nos escrever.

      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *