Arequipa: uma manhã de city tour

Depois de fazer o check in no Hostal Uspalay às 8:00 da manhã, corremos para deixar nossas coisas no quarto e fazer um city tour naqueles ônibus turísticos pela cidade. O hostal tinha uma parceria com o BusTour, portanto, nós pagamos direto na recepção do hostal. O recepcionista, além de ligar para a companhia para informar que íamos, nos levou até o ponto de encontro com uma representante da empresa.

tour_cidade_arequipa_Peu-17

A princípio, o ponto de encontro do ônibus é na Plaza de Armas, mas como era domingo e estava acontecendo uma espécie de comemoração na Plaza de Armas, o ônibus ia sair de uma rua próxima ao Monastério da Santa Catalina, que nós fomos conhecer na parte da tarde.

Para ser honesta com vocês, esses ônibus turísticos tem o lado bom e o lado ruim. O lado ruim é você ficar preso nele junto com um bando de turistas sem poder escolher as atrações que deseja fazer ou passar mais tempo explorando. Mas o lado bom é poder dar uma conferida geral na região e depois, se você tiver tempo, retornar nos lugares que te interessaram mais. Nós sempre fazer pensando nessa segunda opção.

No caso de Arequipa, o passeio no BusTour tem duração de aproximadamente 5 horas. Saímos às 9:00 e a previsão de retorno é às 14:00. Nós achamos que seria interessante fazer pela manhã para termos a tarde livre para o explorar mais a região. Por isso, fizemos tudo correndo no hostal, mas podemos dizer, que para nós, valeu apena esse esquema.

Aluguel de carro

BusTour e suas paradas
Plaza de Armas
A praça principal de Arequipa é vista por muitos como um museu de arquitetura silliar da cidade com aspectos esteticamente único e intocada por interferências modernas. É possível perceber que há impressionantes terraços alinhados a três cantos da Plaza de Armas. O quarto canto é ocupado pela maior catedral do Peru, nosas. Mas até a beleza da Catedral é ofuscada pela dupla de vulcões que rodeiam  a região, El Misti e Chachani, visíveis de diferentes pontos do Parque Central.

tour_cidade_arequipa_Peu-2

tour_cidade_arequipa_Peu-7

Mirador de Carmen Alto
Segundo ponto de parada do ônibus é o Mirador de Carmen Alto, a partir dele é possível avistar a região onde se encontra o tradicional povo de Cayma, localizado ao lado direito do Rio Chili e a 4 km de distância do mirador. Deste ponto também é possível ver as vegetações características da região que crescem desde as épocas pré-incas. Além disso é possível admirar uma linda vista dos tradicionais vulcões de Arequipa.

Cidade_Arequipa_Peru

Podemos dizer que essa foi a parada que menos aproveitamos, pois como tínhamos corrido, literalmente, para podermos pegar o ônibus do horário da manhã, sentimos um pouco dos efeitos a altitude. Então, aproveitamos a parada para comprarmos bala de coca e vermos a atração sem muita correria.

Plaza y Mirador de Yanahuara
Continuando o passeio seguimos em direção ao outro mirador. Esse se localiza em um bairro tradicional e elegante de Arequipa, a 2 km do centro da cidade. O ônibus nos deixou próximos a famosa Igreja San Juan de Yanahuara, mas até chegarmos até lá passamos por ruas muito bonitas, sempre cheias de flores que tornavam o passeio ainda mais colorido.

tour_cidade_arequipa_Peu-3

tour_cidade_arequipa_Peu-6

Próximo a Igreja se encontra o miraor que mais nos encantou nesse passeio. Ele foi construído no século XIX, utilizando-se as famosas pedras sillar de Arequipa. Nesta construção foi possível ver inscrições e fragmentos poéticos de ilustres arequipeños.

Cidade_Arequipa_Peru-2

Sua vista é privilegiada é de causar inveja, tanto que acho que foi o ponto em que mais aproveitamos para bater fotos e contemplar os vulcões.

Outlet Incakpaca y Zoologico
Essa parada é bem pega turista ou interessante para quem gosta de viajar e fazer compras. Para chegarmos até um pequeno zoológico onde pudemos ver de bem perto alpacas, nós tivemos que passar por dentro de uma loja que vendia roupas feitas com o pelo dos animais.

tour_cidade_arequipa_Peu-9

tour_cidade_arequipa_Peu-10

tour_cidade_arequipa_Peu-11

Para a nossa sorte essa parada é bem rápida, porque nós não somos do tipo de faz compras em viagens.

Distrito de Sachaca
O pronto seguinte do ônibus foi o Distrito de Sachaca, um povoado que se encontra sobre o Cero Petreo, a 5 km do centro da cidade. A arquitetura do local é bastante bonita, mas pode ser visto que eles sofrem bastante com as questões naturais relacionados aos abalos sísmicos frequentes em Arequipa.

tour_cidade_arequipa_Peu-8

Apesar dessa parte do roteiro não contar com descida do ônibus, pudemos ver que nesse distrito também há um mirador, que segundo a nossa guia foi construído em 1990. Assim como os demais, dele é possível ver toda a cidade e os três vulcões com o acréscimo da paisagem da parte agraria do entorno da cidade.

Balneario de Tingo
É uma área de recreação que conta com piscinas e um lago artificial em que se pode fazer uma passeio de bote. Antigamente, era uma balneário de verão dos arequipeños, atualmente, é um tipico lugar onde as pessoas aproveitam seu fim de semana para relaxar e se distrair.

Essa atração também foi contemplada sem descermos do ônibus.

Via Paisajista
Seguindo o percurso o ônibus nos levou a uma área em que se tem a impressionante dimensão do trabalho do agricultor arequipeño. Pudemos ver suas grandes plantações e as formas com que eram distribuídas.

Cidade_Arequipa_Peru-3

Mais uma vez, a explicação dada pela guia e a vista da paisagem foi realizada de dentro do ônibus.

Mansion del fundador
Depois de vermos um pouco de natureza na última parada, voltamos para a parte histórica da cidade. A parada seguinte era a mansão do fundador da cidade de Arequipa. Ela se localiza a aproximadamente 9 km do centro da cidade. A mansão é uma das casas mais importantes e tracionais da região.

tour_cidade_arequipa_Peu-13

tour_cidade_arequipa_Peu-14

Nós tínhamos a opção de ver a casa por dentro com um guia do local ou apenas ficar apreciando seu jardim. Como nós ainda pretendíamos ir até o Monastério de Santa Catalina naquele dia acabamos não entrando na Mansão, mas eu acabei me arrependendo disso depois. Afinal, um monastério tem uma estrutura e itens de decoração completamente distintos.

tour_cidade_arequipa_Peu-15

tour_cidade_arequipa_Peu-16

Molino de Sabandia
Continuamos o passeio nos para uma espécie de fazenda ou haras. Nessa parada, havia a possibilidade andarmos a cavalo no meio das plantações. Nós não tivemos interesse, mas uma parte do grupo foi. Enquanto nós esperávamos por ele, uma senhora peruana a apareceu com os seus trajes característicos e um condor sob seu ombro oferecendo ele para uma foto.

tour_cidade_arequipa_Peu-18

Nós acabamos aceitando e batemos fotos com o bichinho. Ela não nos cobrava um valor especifico pelas fotos, nós dávamos o quanto achávamos justo. Na hora a gente apenas fez o que qualquer turista desavisado faria, mas depois, durante nosso tour no Valle del Colca, nosso guia nos aconselhou a não incentivarmos esse tipo de atividade. Ele nos contou que o número de Condors têm diminuído muito, segundo ele, os Condors têm sido capturados para serem usados no ganho de dinheiro com os turista.

tour_cidade_arequipa_Peu-21

tour_cidade_arequipa_Peu-19

Andenes de Paucarpata
Por fim passamos por mais uma vista da imensidão do espaço agrícola da região. Uma última vez pudemos ver como os arequipeños lidam com a agricultura, suas formas de dividir a terra e de lidar com questões como erosão e as pedras para semear diferentes tipos de cultura.

tour_cidade_arequipa_Peu-20

Não descemos do ônibus e seguimos para o mesmo ponto de onde tinhamos saído no inicio do passeio. O local era próximo ao Tanta de Arequipa e do Monastério de Santa Catalina. Por isso, almoçamos por ali mesmo de pois seguimos para nosso seguinte atração do dia.

Viagem realizada em Agosto de 2014.

Dados Financeiro: 
Bus Tour: S./ 45
Passeio de cavalo: S./ 10
Foto com o falcão: A sua escolha, nós demos S./ 5 para os dois. Mas vimos pessoas dando S./ 10 por duas pessoas.
Mansion del Fundador: S./ 15

LEIA MAIS:
Peru: que moeda levar?
Viajando de ônibus pelo Peru
Huacachina: passeio de Buggy e Sandboard

Posted in AMERICA DO SUL, AREQUIPA, CULTURAL, PERU and tagged , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

4 Comments

    • Nós aprendemos na prática, que tour particular é bem melhor.
      Mas as vezes, temos que optar pelo tour em grupo por questões financeira.
      Se pudesse, sempre seria privado.

      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.