O Parque Lage é muito conhecido por conta do seu café da manhã na mansão que abriga o EVA – a Escola de Artes Visuais. Mas além do excelente café da amanhã o Parque Lage tem outros pequenos encantos.

Vista do Parque
O local foi construído em 1849 e recuperado em 2002, quando foi tombado como Patrimônio Histórico e Paisagístico da cidade. O Parque Lage é uma antiga propriedade do industrial Henrique Lage. A mansão foi construída para agradar a esposa do herdeiro, a cantora lírica Gabriela Besanzoni Lage.

Mansão do EVA
Diferentemente do Jardim Botânico, o Parque Lage não cobra taxa de entrada. As vezes, me pergunto se é por conta disso que ele é menos bem cuidado que o outro.
Eu poderia dizer que o Parque Lage não tem nada demais, mas que ao mesmo tempo tem os seus encantos, principalmente, se você está com crianças. Ele conta com espaço livre para as crianças correrem e brincarem, grutas, aquário e até um parquinho básico com balanço e área para piquenique.
Mas além das crianças, é possível encontrar alguns adultos namorando por lá. Então, se você quer conhecer um lugar que os cariocas vão com alguma frequência ou se você vai se deliciar com café da manhã do parque, indicamos você dar uma volta no parque.
A parte mais verde e mais bem cuidada do parque se encontra nos arredores da mansão onde se localiza a EVA e o famoso café da manhã. Mas além desse ponto, é possível apreciar os pontos como a gruta, que é conhecida como caverna da Cuca, devida as gravações da primeira edição do sítio do pica-pau amarelo ter sido gravado no local. A minha opinião sobre a gruta é que mesmo os adultos ficam um pouco boquiabertos com a construção.
Depois dessa parada, pode-se seguir caminho para o castelinho e a torre.

Torre
Há ainda o áquario, que como ponto de atração tem o fato de ser construído dentro de uma rocha, e ao Lago dos Patos, que fica no alto do parque. As últimas vezes em que estive no lago ele não tinha mais patos e estava com o nível de água bem baixo devido a baixa de chuvas. Mas quem sabe você não tem uma experiência melhor do que a minha.

Aquário
Além desses pontos que todos os visitantes podem desfrutar, através do Parque Lage é possível iniciar uma trilha, não muito leve, até o Corcovado, que fica bem acima da mansão. Nós temos alguns amigos que fizeram a trilha e nos informaram que ela é bem sinalizada e tranquila. Mas nós ainda não fizemos.

Lago dos Patos

A gruta
No Parque Lage é possível ver micos, macacos e algumas aves. Como já dissemos é um passeio bem tranquilo. Acreditamos que ele pode ser combinado tanto com a Lagoa Rodrigo de Freitas, como com a ida ao Jardim Botânico.
Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos do Atacama rolando por lá!
Visita realizada em Fevereiro de 2014.
LEIA MAIS:
Rio de Janeiro: Tour Grand Bazaar – Parte 1
Rio de Janeiro Rio de Janeiro: Tour Amantes da História 1
Rio de Janeiro Rio de Janeiro: Tour Pelos Trilhos de Santa Teresa
Tatiane, adorei o blog! Vou seguir sua sugestão e emendar o Parque Lage + Jardim Botânico + uma passadinha pela lagoa. Dia green! hahaha Valeu pelas dicas!
Obrigada, Wanessa.
Acho que a combinação vai ser ótima.
Qualquer coisa que precisar só falar.