Vale del Colca: Cruz del Cóndor

Vamos continuar os relatos do nosso tour de 2 dias e 1 noite no Vale de Colca?!

Em nosso segundo dia, as atividades começaram bastante cedo. Nosso guia nos informou que nos deveríamos tomar o café da manhã no hotel La Casa de Mama Yacchi as 6:00, portanto, nós levantamos as 5:30 e deixamos tudo arrumado para irmos embora logo depois do café. Quando chegamos no salão principal todos já se estavam tomando café.

A grande parada do dia era a Cruz del Cóndor, mas antes ainda tivemos algumas boas surpresas. Primeiro, assim que saímos do hotel fomos em direção ao Hotel Casa Andina Classic Colca que foi onde um de nossos companheiros de viagem se hospedou. Aproveitamos para dizer que ele gostou muito do hotel e nos contou até um ponto positivo em relação ao nosso. Lá o jantar foi servido mais tarde, o que poderia ter feito com que nos jantássemos, o que não fizemos em La Casa de Mama Yacchi por conta do horário. Ele nos contou também que durante o jantar teve música e dança peruana, que ele bastante divertido e animado.

Depois dessa pequena parada, partimos rumo a Cruz del Cóndor. Nós sabíamos, por conta das pesquisas feitas, que nós tínhamos que chegar lá entre 08:00 e 10:00. Pois este era o horário em que a probabilidade de vermos os condores planando eram maiores. E como nós saímos bem cedo do hotel, não estávamos nenhum um pouco preocupados com a questão do horário.

Vale_del_coca_Condor_Peru-2

Inclusive, por conta da nossa saída bem cedo fizemos 2 paradas antes da atração principal. O primeiro lugar que visitamos foi Maca, que é um pequeno povoado que tem esse nome por conta de um tipo de batata peruana muito conhecida pelos seus poderes medicinais, e sua Igreja barroca: Santa Ana de Maca.

Vale_del_coca_Condor_Peru-4

Vale_del_coca_Condor_Peru-3

A Igreja de Santa Ana de Maca tem uma fachada muito bonita e famosa pelos seus arcos. Em seus arredores, há uma feira com artesanatos típicos andinos. Como nós chegamos lá muito cedo, algumas barracas ainda estavam sendo montadas e não tinha muitos quéchuas com as vestimentas típicas e os seus animais treinados.Mas assim que o nosso guia viu uma senhora vestida com as roupas típicas e um falcão adestrado se oferecendo para tirar foto com ele, ele nos informou que o ideal era que nós, turista, não estimulássemos esse tipo de atividade. Ele nos contou que o número de aves na região tem diminuído. Eles não podem provar, mas é bem possível que muitos estejam morrendo por conta de sua captura e treinamento para essas atividades com turistas. E isso vale para aves e lhamas, que vimos muito em Cusco.

Nesse momento, nos arrependemos de ter batido foto com o falcão em Arequipa e por conta desse alarme não batemos fotos com filhotes de lhamas em Cusco.

Nossa segunda parada foi quando achávamos que já estávamos chegando ao nosso destino final. Em um determinado momento da estrada, o guia nos informou que já estávamos próximo do local e que iriamos fazer uma pequena caminhada até lá. Todos descemos do carro e começamos a segui-lo. No inicio, tivemos que nos agasalhar bem pois ainda era bem cedo e vento bem gelado, mas com o passar das horas o clima foi ficando mais agradável.

Vale_del_coca_Condor_Peru-6

Vale_del_coca_Condor_Peru-7

A caminhada levou aproximadamente 1 hora e pudemos apreciar grande parte dos detalhes do Cânion del Colca. Durante a caminhada o guia contava mais da cultura da região, o que tornava o passeio ainda mais interessante.

Vale_del_coca_Condor_Peru-9

Vale_del_coca_Condor_Peru-10

Ele nos mostrou um grande número de buracos nas rochas e nos contou que a grande maioria deles eram tumbas de antigos quéchuas. Muitas tumbas foram saqueadas porque eles eram postos lá com alguns pertences.

Vale_del_coca_Condor_Peru-5

Vale_del_coca_Condor_Peru-8

Fora essa parte, apreciamos o vale, o rio e as pedras que ficam logo abaixo de nós ao longo do caminho que percorremos. Durante esses caminhos pudemos ver uma raposa passeando. Foi uma caminhada bastante agradável até o nosso destino final.

Aluguel de carro

Cruz del Cóndor
O famoso mirante também é conhecido localmente como Chaq’lla. Ele se localiza cerca de 50 km a oeste de Chivay. No local, uma grande família de condores vive em meio as rochas do cânion. Como já dissemos o melhor horário para vê-los é entre 8h e 10h.

Vale_del_coca_Condor_Peru-15

Vale_del_coca_Condor_Peru-11

As aves planam sem esforço (condores raramente batem asas) em corrente de ar quente que sobem do cânion logo acima da cabeça dos espectadores. Nós ficamos no mirante mais de 1 hora esperando por esse belo espetáculo. Nosso guia nos mostrou onde seria o melhor local para ver no mirante, mas tivemos que ter paciência para que as pessoas que se encontravam no ponto especifico fossem desistindo de esperar. E quando isso, finalmente, aconteceu ele nos disse: fiquem aí daqui a pouco o show começa. E foi exatamente desse jeito. Por volta das 10h, eles planaram muito. Foi lindo de ver porque além daquelas aves lindas a visão de toda a paisagem era muito bonita com um rio a 1.200 metros abaixo e do Nevado Mismi que atinge mais de 3.000 metros acima do fundo do cânion, do outro lado da ravina.

Vale_del_coca_Condor_Peru-12

Vale_del_coca_Condor_Peru-13

Vale_del_coca_Condor_Peru-18

Vale_del_coca_Condor_Peru-24

Depois desse tempo de espera e de termos conseguido ver o show seguimos o passeio. No caminho de volta a Chivay paramos em mais um mirante. A vista era linda, mas acredito que a parada foi estratégica para compras de itens andinos, pois havia algumas barraquinhas no local, mas também para provarmos um sorvete típico, que o nosso guia nos indicou muito.

Vale_del_coca_Condor_Peru-21

Vale_del_coca_Condor_Peru-22

Vale_del_coca_Condor_Peru-23

Vale_del_coca_Condor_Peru-20

Novamente, voltamos ao carro e dessa vez seguimos em direção ao restaurante. Apesar de parecer cedo para almoçar, acho que não era nem meio dia ainda, nós tínhamos tomado café as 6:00, então, todos estávamos com fome. O restaurante escolhido pelo nosso guia foi o Urinsaya. Nós não amamos o restaurante, achamos que algumas comidas estavam frias, a variedades era boa, mas não tinha plaquinha dizendo o que era o quê. Então, era meio arriscado pegar qualquer coisa. Só que era isso ou não almoçar e pelo que li depois na internet ele é um dos melhores da região.

Vale_del_coca_Condor_Peru-25

Vale_del_coca_Condor_Peru-26

Vale_del_coca_Condor_Peru-29

Vale_del_coca_Condor_Peru

Depois do almoço, seguimos de volta a Arequipa. E assim encerramos o nosso tour de 2 dias e 1 noite no Vale del Colca. Na volta, a van foi direto, sem paradas, portanto, a volta foi mais rápida que a ida. Nós chegamos em Arequipa por volta das 16h.

Vale_del_coca_Condor_Peru-28

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos do Peru rolando por lá!

Dados Financeiros:
Tour de 2 dias e 1 noite: US$ 50
Almoço: $ 63.00 para os dois com bebida e sobremesa

LEIA MAIS:
Arequipa: Monastério de Santa Catalina
Arequipa: uma manhã de city tour
Peru: Arequipa – a cidade branca

Posted in AMERICA DO SUL, AREQUIPA, PERU, VALE DEL COLCA and tagged , , , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

2 Comments

  1. Olá Tatiane,
    Tudo bem??
    Parabéns pelo post! Irei ao Peru em Julho e gostaria de realizar esse passeio no Cânion…
    Fiquei com algumas dúvidas sobre os valores! Você pode me ajudar?
    1 – Os preços estão em soles?
    2. Qual foi o valor total junto à agência de turismo?
    3. O hotel foi reservado a parte?
    Obrigada!!!
    Beijos!

  2. Oi, Vanessa! Tudo ótimo e você?!
    Bom, esse tour teve duração de 2 dias e 1 noite. Ele custou US$ 50.00, ou seja, dólares por pessoa.
    Fomos pegos no hostal às 8h de um dia e chegamos no dia seguinte por volta de 16h no mesmo hostal que fomos pegos.
    Nesse valor estava incluído: o guia, o transporte e o hotel. Não estava incluído a alimentação e nem os banhos termais.

    Qualquer dúvida a mais só perguntar.
    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *