Deserto do Atacama: Tour Arqueológico

Em nosso último dia em San Pedro de Atacama, nós optamos por fazer um passeio que nos contasse um pouco mais sobre a história da cidade. Afinal, além de todas aquelas paisagens naturais incríveis, aquela região era rica em história como nós pudemos perceber no nosso primeiro passeio no local com o passeio de bicicleta.

Então, optamos por fazer um passeio que é conhecido como Tour Arqueológico. Nós fechamos esse passeio com a Ayllu, agência com quem fechamos quase todos os nosso passeio no Deserto do Atacama. Apenas quando fomos pegos para a realização do passeio descobrimos que seriamos só nos dois nesse tour. E só depois de alguns dias descobrimos que a Ayllu quase cancelou esse passeio porque não havia mais ninguém interessado.

Portanto, mais um vez, ficamos muito satisfeitos com o trabalho dessa agência. Afinal, não é fácil, manter sua palavra em algumas situações. Mas eles sempre cumpriram 100% do que prometeram a nós e sempre com muita qualidade.

Tour Arqueológico
Bom, a nossa primeira parada foi em um lugar que nós conhecemos no nosso passeio de bicicleta: as Ruínas de Pukará de Quitor. Nós pensamos em falar com o nosso guia que já tínhamos ido até lá e que poderíamos seguir até o próximo ponto. Só que no momento em que íamos falar isso, ele nos informou que teríamos um guia lá dentro para nos explicar um pouco da ruína. Como durante a primeira visita nós apenas tínhamos entrado e olhado, achamos que as explicações de um guia seriam muito bem vindas. Então, resolvemos aproveitar.

Pukara_del_Quitor_Atacama-2 Pukara_del_Quitor_Atacama-4 Pukara_del_Quitor_Atacama-15

Em nossa saída das ruínas, o guia nos falou para irmos andando até o fim de um trilha. Nessa parte, nós não tínhamos ido. E nós encantamos com uma pequena pracinha com uma linda imagem esculpida e com uma grande árvore verde decorando o local.

Tour_Arqueologico_Atacama-7 Tour_Arqueologico_Atacama-9 Tour_Arqueologico_Atacama-5 Tour_Arqueologico_Atacama-4

Depois de algumas fotos, seguimos em direção a nossa segunda parada: o antigo túnel de San Pedro de Atacama. Essa parada foi interessante pelo fato de termos querido ir até lá quando estávamos de bicicleta, mas não tivemos tempo. Esse túnel foi usado como um caminho oficial até Calama por algum tempo. Mas depois que a estrada foi asfaltada, ele foi deixado de lado. Nós atravessamos o túnel a pé e pudemos ver uma paisagem linda do outro lado do túnel.

Tour_Arqueologico_Atacama-12 Tour_Arqueologico_Atacama-13 Tour_Arqueologico_Atacama-11 Tour_Arqueologico_Atacama-10

Tour_Arqueologico_Atacama-14 Tour_Arqueologico_Atacama-15

Nossa última parada foi a Aldeia de Tulor, a parada mais interessante de todo o passeio, mas apenas porque era a parte 100% novidade. Nesse local, após pagarmos a taxa de entrada, somos acompanhados por um guia que nos explica várias partes da história da vila de San Pedro de Atacama ou o que poderíamos dizer que ainda se está descobrindo da história dos atacameños.

Tour_Arqueologico_Atacama-19 Tour_Arqueologico_Atacama-24 Tour_Arqueologico_Atacama-25 Tour_Arqueologico_Atacama-23

Tulor é um conjunto arquitetônico de casas circulares. De acordo com nosso guia, o local foi habitado entre 800 a.C. e 200 d.C. pelos antigos povos atacameños. Aparentemente, a aldeia conta com 1 quilometro de extensão e suas habitações, hoje, se encontram a 1 metro abaixo do nível do solo. De cima de uma pequena plataforma é possível ver o curioso padrão de círculos no deserto.

Tour_Arqueologico_Atacama-22 Tour_Arqueologico_Atacama-16 Tour_Arqueologico_Atacama-17 Tour_Arqueologico_Atacama-18 Tour_Arqueologico_Atacama-20 Tour_Arqueologico_Atacama-21

Nosso guia nos contou que as escavações ainda não foram finalizadas por falta de dinheiro e que muita coisa ainda pode ser descoberta se eles conseguirem finalizar as escavações.Apesar do passeio contar com alguns lugares que já tínhamos estado anteriormente, nós gostamos muito de termos feito esse tour. Primeiro, porque nas Ruínas de Pukará de Quitor na primeira vez não tivemos o apoio de um guia contando a história, mas na segunda não teríamos tempo de ir até o topo. Então, achamos que o passeio serviu como um Gran Finale sobre as história de San Pedro de Atacama.

* O blog Por aí e Por aqui recebeu apoio da Ayllu para a realização de todas as excursões fechadas com eles no Deserto do Atacama. A parceria foi realizada, mas a opinião expressa no relato é pessoal e de acordo com a experiência proporcionada pelo trabalho da agência.*

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos rolando por lá!

Dados Financeiros:
Tour Arqueológico: R$ 119,00
Entrada em Pukará de Quitor: $ CLP 3.000 cada uma – Estudante: $ CLP 2.500 (essa entrada estava incluída no tour)
Entrada na Aldeia de Tulor: $ CLP 3.000 cada uma – Estudante: $ CLP 2.500 (essa não estava incluída no tour)

Viagem realizada em Novembro de 2014.

LEIA MAIS:
Deserto do Atacama: Museu Arqueo lógico Gustavo Le Paige
Deserto do Atacama: Cerro Toco
Deserto do Atacama: Termas de Puritinas – Mais um banho em águas termais

Posted in AMERICA DO SUL, CHILE, CULTURAL, SAN PEDRO DO ATACAMA and tagged , , , , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *