Peru: de Arequipa e Puno

Nós já contamos como foi nossa experiência nas viagens de ônibus pelo Peru. Na primeira parte dessa viagem, que contou com várias paradas pelo Peru, nós fizemos Lima – Ica, Ica – Nazca e NazcaArequipa com a Cruz del Sur. Apesar de também podermos fazer o trajeto Arequipa – Puno com a mesma empresa, nós encontramos um outra empresa que nos pareceu bastante atraente: 4M Express.

A grande diferença entre as duas empresas era que com a Cruz de Sur, nós faríamos o trajeto como qualquer outro ônibus entre cidades, com um ponto inicial e um final. Já com a 4M Express, o trajeto era feito como um passeio. O ônibus nos pegava em nosso hostal e contava com 2 paradas antes de chegarmos a Puno e a diferença de preço não era muito grande. Então, optamos por transformar mais esse trajeto em um passeio.

Nossa experiência
Nós fomos pegos no hostal em que estávamos hospedados por um representante da 4M Express que nos ajudou com as malas até o ponto onde se encontrava a van. O horário de saída de Arequipa era 13:15 e esse representante chegou em nosso hotel por volta de 13h. Depois de todos pegos, saímos de van de Arequipa até o ponto onde tomamos o chá de aclimatação na ida ao Vale del Colca. Nesse local, nós tomamos chá novamente.

Aluguel de carro

Quando chegamos nesse ponto, avistamos o ônibus da 4M Express e quando entramos na casa de chá percebemos que muitos outros turistas já estavam no local. Conversando com algumas pessoas descobrimos que grande parte daquelas pessoas estavam vindo de Chivay da mesma forma como aconteceu com um de nossos amigos de passeio ao Vale del Colca. Então, se você não quiser voltar a Arequipa depois de ir ao Vale del Colca, basta combinar com a sua agência de passeios que irá sair com a 4M Express, mas de Chivay. Muitas pessoas fazem isso, mas é bom fazer reserva de assentos antecipadamente. O nosso ônibus está quase lotado.

Arequipa_Puno_4M_Peru-5

Arequipa_Puno_4M_Peru-13

Depois de todos acomodados o ônibus seguimos o caminho em direção a nossa primeira parada: Pampa Cañahuas. Nessa parada pudemos descer do ônibus e apreciar um pouco da vegetação, dos animais e, especialmente, avistar alguns flamingos. Na descida percebemos quanto estava frio e ficamos fora do ônibus apenas o tempo necessário para bater as fotos. No caso dos flamingos, além do guia nos informar até onde podíamos ir, também vimos várias pedras demarcando esse limite.

Arequipa_Puno_4M_Peru-4

Arequipa_Puno_4M_Peru-6

Depois de muitas fotos, subimos novamente no ônibus e seguimos em direção a nossa segunda parada: Lagunillas. Preciso dizer que nós já estávamos empolgados com as Lagunillas ainda dentro do ônibus. A visão daquela lagoa enorme e de um azul incrível nos deixou muito felizes por podermos vivenciar tudo o que estávamos vendo nos últimos dias. Mais uma vez descemos do ônibus batemos muitas fotos, assim como todos os demais turistas.

Arequipa_Puno_4M_Peru-8

Arequipa_Puno_4M_Peru-9

Arequipa_Puno_4M_Peru-10

Nessa parada tinha uma barraquinha com vários produtos tipicamente peruanos a venda.

Depois dessa parada, a luz do dia começou a cair e nós não tínhamos mais nenhuma parada a ser feita. A partir desse momento, iriamos direto para Puno, mas como ainda faltava um percurso razoável, o guia do ônibus nos deixou descansando um pouco. Só quando estávamos nos aproximando de Puno ele começou a contar um pouco da história do local e nos deu dicas de passeio no Titicaca e da cidade em si.

Arequipa_Puno_4M_Peru-7

Arequipa_Puno_4M_Peru-11

Arequipa_Puno_4M_Peru-12

Achamos que a ida para Puno com a 4M Express foi bastante interessante. Gostamos muito do guia, do lanche oferecido e da qualidade do transporte.

Nós chegamos em Puno por volta das 19:30 na rodoviária da cidade. Como já era noite optamos por pegar um táxi até o nosso hotel, o que foi extremamente barato.

Arequipa_Puno_4M_Peru-2

Arequipa_Puno_4M_Peru

Quando fomos, a Cruz del Sur tinha 2 horários de saída: 8h e 14h. Ir para Puno as 8h, te dá a chance de conhecer um pouco a cidade, já que a viagem dura aproximadamente 5h. Já se você optar em pegar o ônibus de 14h, eu acho que o horário de chegada é parecido com 4M Express, portanto, eu escolheria o ônibus com paradas.

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos do Peru rolando por lá!

Dados Financeiros:
4M Express: S/. 75
Cruz del Sur: de S/.27 (promocional) a S/. 60 (VIP)
Táxi: S/. 5

Viagem realizada em Agosto de 2014.

LEIA MAIS:
Arequipa: Monastério de Santa Catalina
Arequipa: uma manhã de city tour
Arequipa: Iglesia de La Compañia

Posted in AMERICA DO SUL, AREQUIPA, PERU, PUNO and tagged , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *