Peru: Puno – cidade base para passeios no Titicaca

Quando estávamos planejando nossa viagem ao Peru, lemos muitas críticas negativas a cidade de Puno. Inclusive, encontramos pouquíssimas pessoas que tinham gostado do local. Muitos viajantes apenas usam a cidade como base para os passeios pelo Lago Titicaca. Então, muitos deles chegam na cidade pela manhã e vão embora no mesmo dia a noite.

Na dúvida, nós pretendíamos ter algumas horas do segundo dia na cidade para dar uma olhada e julgarmos com os nossos próprios olhos. Entretanto, como nem tudo saí como o planejado, no dia em que tínhamos algumas horas livres, saímos do cais do passeio debaixo de chuva. Então, resolvemos ir direto para o hotel e esperar a chuva diminuir um pouco para que pudéssemos dar uma andada pelos arredores.

Aluguel de carro

Puno
Lemos que a cidade conta um uma magnifica praça, que nós vimos no escuro, pois a luz do sol já tinha nos deixado, debaixo de chuva e frio. Nessas circunstancias, a praça não pareceu tão magnifica assim. Já os famosos prédios com tijolos caindo aos pedaços nos vimos aos montes.

Cidade_Puno_Peru

Durante a nossa viagem percebemos como o trânsito de Puno é caótico. Há um mar de automóveis estridentes, o que inclui mototáxis e triciclos que empurram pedestres para as calçadas estreitas. Para completar, parte da cidade estava em reforma. Então, as ruas estavam ainda mais estreitas e havia lama em todos os lados por conta da chuva. Lemos que o centro é poluído e frio, mas não pudemos constatar com nossos olhos. Afinal, tudo fica mais cinzento sobre a chuva. Nós ainda assistimos uma batida de vans bem na frente do nosso hotel.

Puno é conhecida como a capital folclórica do Peru, com desfiles da Virgem de La Candelária que são transmitidos para todo o país pela TV. Outro ponto positivo de Puno, segundo as nossas pesquisas, é que alguns dos bares mais acolhedores do Peru ficam em Puno. Ou seja, a fama dos puneños é que eles são animados, alegres e prontos para largar tudo se houver diversão.

Esse ponto nós pudemos perceber, nas duas noites em que passamos na cidade sempre havia muito barulho de festa sob a nossa janela. Inclusive, no segundo dia havia uma procissão que passou pela nossa rua mesmo debaixo de chuva.

Gostaríamos de termos tido a oportunidade de conhecer um pouco melhor o local, mas o nosso grande objetivo era o tour de dois dias pelo Titicaca. E esse foi muito bem aproveitado, os dois dias estavam lindo, fomos as Islas Uros, dormimos na Isla Amantani e seguimos a Isla Traquille. Logo teremos os relatos específicos de cada parte desse passeio.

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos do Peru rolando por lá!

Dados Financeiros:
Táxi (rodoviária x hotel): S/. 5

Viagem realizada em Agosto de 2014.

LEIA MAIS:
Peru: de Arequipa e Puno
Arequipa: Iglesia de La Compañia
Vale del Colca: Cruz de Cóndor

Posted in AMERICA DO SUL, PERU, PUNO and tagged , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

2 Comments

    • O Primeiro impacto um lugar bem humilde, mas conhecendo um pouco mais isso some rapidinho, as ilhas são bem legais.

      Bruno Ferreira
      Por aí e Por aqui Photographer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *