Puno: Lago Titicaca – Isla Uros

Depois de falar um pouco de Puno, da agência com quem fechamos os nossos passeios que saíam da cidade e do nosso hotel chegou o momento de falar das atrações que realmente nos levaram até lá.

Já disse muitas vezes que nós fechamos um tour de 2 dias e 1 noite pelo Lago Titicaca. Esse passeio era dividido em 3 partes: Islas Uros, que é a que vamos falar hoje, dormir na Isla Amantani e no último dia conhecer a Isla Taquille.

Lago Titicaca
O Lago Titicaca, além de ser o maior lago da América do Sul e com a extensão de água navegável mais elevada do mundo, é conhecido, na mitologia andina, como o lugar de nascimento do sol. Esse lago profundamente azul é o lar de culturas antigas e tradicionais há tempos. As culturas pré-ancaicas de pukara, tiwanaku e collas deixaram sua marca na paisagem.

Isla_Uros_Titicaca_Peru-3

Isla_Uros_Titicaca_Peru-4

As ilhas do Lago Titicaca
Suas ilhas são mundialmente famosas pela beleza, tranquilidade e a tradição viva de sua cultura rural, que data de tempos pré-colombianos.

Exatamente por isso nós fomos mais um entre muitos turistas que visitam o local.

Aluguel de carro

Islas Uros
Nossa primeira parada nesse tour de 2 dias foi a Isla Uros. Mas antes de contar como foi essa experiência é preciso dizer que ao deixarmos para trás Puno fomos nos encantando mais e mais com a beleza desse lago. Suas águas, cada vez mais azuis, faziam com que todo o passeio fosse ainda mais bonito. Nem o balanço do barco nos fez mal.

Isla_Uros_Titicaca_Peru-9

Isla_Uros_Titicaca_Peru-19

Depois de navegarmos por 7km a leste de Puno, chegamos as ilhas flutuantes de Uros, que para alguns são as principais atrações do Lago Titicaca. Digo isso no plural porque ao chegarmos lá descobrimos que há algumas ilhas Uros. E cada barco leva um quantitativo de turista há ilhas especificas.

Isla_Uros_Titicaca_Peru-17

A grande singularidade das Islas Uros se deve a forma com que são construídas. Elas são criadas do nada – feitas inteiramente de totora, uma espécie de palha que cresce em abundância nas águas rasas do lago. As ilhas são construídas com muitas camadas de totora, que são constantemente renovadas na superfície à medida que as do fundo apodrecem. Desse jeito, a primeira coisa que percebemos quando colocamos nossos pés nas ilhas é que o chão é sempre fofo e mole.

Isla_Uros_Titicaca_Peru-15

Isla_Uros_Titicaca_Peru-12

Nossa experiência
Assim que descemos de nosso barco e colocamos nossos pés na Isla Uros, nosso guia nos pediu para que fizemos um semi-circulo no centro da Ilha. Todos acomodados o chefe da ilha começou a explicar como elas tinham surgido e como eles faziam com a totora, quanto tempo dura uma ilha, como funciona a estrutura familiar e como as coisas tem mudado com o passar do tempo.

Esse chefe de família nos contou que provavelmente em algum tempo as ilhas não existiram mais porque os mais novos não querem continuar fazendo esse trabalho. Eles preferem ir para as cidades para trabalhar e estudar.

Depois dessa conversa, fomos convidados a fazer um passeio de barco que também era feito de totora e tinha um estilo Vikking. Obvio, que isso teve um custo extra, poucas pessoas do nosso grupo optaram por não fazer. Nós achamos que seria mais um forma de contribuir com essas famílias e fazemos o passeio.

Isla_Uros_Titicaca_Peru-5

Isla_Uros_Titicaca_Peru-13

Ao retornamos, vimos que as mulheres da ilha tinha colocado todo o seu artesanato a mostra para que a gente gastasse mais um dinheiro. Nesse momento, eu me dei conta como eles entendem de marketing. Primeiro ele conta sua história e mostra como ela pode estar chegando ao fim, depois oferece um passeio de barco e na volta mais atrativos. Enfim, é sim um passeio muito turístico. Mas isso não quer dizer que é ruim.

Isla_Uros_Titicaca_Peru-11

Isla_Uros_Titicaca_Peru-6

Achamos que foi muito interessante poder ver o que vimos e saber um pouco dessa tradição que pode estar sendo perdida.

Isla_Uros_Titicaca_Peru-18

Isla_Uros_Titicaca_Peru-8

Isla_Uros_Titicaca_Peru-7

Depois desse momento de compras, voltamos ao nosso barco e seguimos para a nossa segunda parada.

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos do Peru rolando por lá!

Dados Financeiros:
Tour de 2 dias e 1 noite pelo Lago Titicaca: US$ 65.00 por pessoa
Passeio de barco: S. / 10 por pessoa

Viagem realizada em Agosto de 2014.

LEIA MAIS:
Peru: de Arequipa e Puno
Arequipa: Iglesia de La Compañia
Vale del Colca: Cruz de Cóndor

Posted in AMERICA DO SUL, CULTURAL, PERU, PUNO and tagged , , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *