Puno – Lago Titicaca – Isla Traquile

Chegamos a nossa última atração do tour de 2 dias e 1 noite pelo Lago Titicaca, a Isla Traquille. A Ilha Traquile se localiza a 35km a leste de Puno, tem 7km e cerca de 2,2 mil habitantes, que habitam a ilha há milhares de anos.

Isla_Traquile_Peru-7

Dizem que o cenário encantador lembra o mediterrâneo, mas como nós ainda não conhecemos o Mediterrâneo não podemos confirmar essa afirmação. Mas podemos garantir que estivemos lá num dia muito bonito e que a luz forte do sol, sob o solo vermelho que contrastava com o azul intenso do lago tornava todo o passeio ainda mais agradável. Além disso, ainda tínhamos ao fundo a reluzente e nevada Cordilheira Real, no outro extremo do lago, já na Bolívia.

Isla_Traquile_Peru-4

Isla_Traquile_Peru-3

Isla_Traquile_Peru-2

Logo que descemos do nosso barco pudemos perceber que a cada passo que dávamos nos surpreendíamos mais e mais com a beleza da ilha. Também percebemos que esses passos deveriam ser dados sem pressa alguma por dois motivos. Primeiro, porque teríamos bastante tempo na ilha, então, não era necessário correr, poderíamos apreciar tudo com calma. Segundo, do porto até a praça central era uma boa subida, e nós estávamos a 5 mil metros de altitude acima do mar, então, era bom ir devagar para não sofrermos o mal da altitude.

Isla_Traquile_Peru-5

Isla_Traquile_Peru-6

Isla_Traquile_Peru-8

Nosso guia nos contou que Traquile tem uma tradição fascinante de artesanato. As criações dos moradores são feitas em conformidade com o sistema de costumes sociais profundamente arraigados. Os homens usam um chapéu de lã que lembra uma touca de dormir, que eles mesmos tecem. Esse chapéu é vermelho se o homem for casado, e vermelho e branco se for solteiro.

Isla_Traquile_Peru-9

Isla_Traquile_Peru-10

Isla_Traquile_Peru-11

Aluguel de carro

Já as mulheres tecem para os maridos cinturões grossos e coloridos, que são usados com camisas brancas rústicas e calças pretas grossas até o meio das pernas. As mulheres vestem roupas chamativas, com várias camadas de saias e blusas delicadamente bordadas. Esses trajes finos estão entre as roupas tradicionais mais bem feitas do Peru.

Isla_Traquile_Peru-12

Isla_Traquile_Peru-13

Isla_Traquile_Peru-14

Depois da nossa caminhada até a praça central pudemos perceber que parte desse artesanato característicos dos moradores da ilha poderiam ser comprados na loja da cooperativa. Nós tínhamos comprado alguns itens na casa dos moradores em que dormimos em Amantaní, então, acabamos não comprando nada em Traquille.

Isla_Traquile_Peru-15

Assim que chegamos a praça central percebemos que parte do nosso grupo já estava lá, mas ainda tínhamos algum tempo para descansar ou explorar a área. Depois que todos chegaram ao local e tiveram algum tempo de descanso continuamos o passeio. Dessa vez, o guia fez com que o grupo permanecesse junto. Nessa parte do passeio ele contou algumas curiosidades da ilha.

Isla_Traquile_Peru-18

Nossa próxima parada era em um restaurante com uma linda vista da ilha. Ao chegarmos todos só queriam saber de explorar o lugar e bater fotos na pedras, mas logo fomos convidados a fazermos os pedido de almoço e logo em seguida teríamos tempo para fotos. O almoço estava bom, mas sem grandes surpresas.

Isla_Traquile_Peru-20

Isla_Traquile_Peru-21

Depois do almoço, tivemos algum tempo de descanso para depois iniciarmos a descida da ilha em direção ao pier. Assim se encerrava o tour, nós andávamos cada pedaço daquela ilha com os olhos bem abertos, pois sabíamos que o seu contraste de azul era incrível.

Isla_Traquile_Peru-16

Isla_Traquile_Peru-17

Isla_Traquile_Peru-19

Isla_Traquile_Peru

Chegamos em Puno por volta das 16 horas e debaixo de chuva. Então, não pudemos dar uma volta pelos arredores da Praça de Armas como era o nosso plano. Saímos apenas para jantar e mesmo assim voltamos com os tênis cheios de lama, pois como dissemos o lugar estava todo em reforma.

Nós adoramos ter feito o tour de 2 dias, adoramos conhecer Amantaní e poder conhecer um pouco mais desse povo incrível. Se você tiver tempo, aconselhamos esse tour, aconselhamos demais.

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos do Peru rolando por lá!

Dados Financeiros:
Tour de 2 dias e 1 noite pelo Lago Titicaca: US$ 65.00 por pessoa

Viagem realizada em Agosto de 2014.

LEIA MAIS:
Peru: de Arequipa e Puno
Arequipa: Iglesia de La Compañia
Vale del Colca: Cruz de Cóndor

Posted in AMERICA DO SUL, PERU, PUNO and tagged , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *