Depois da nossa correria para ver o pôr do sol do Mirante do Alto do Céu em nossa primeira noite na Chapada dos Guimarães, chegou o momento de relatarmos a primeira atividade que fizemos efetivamente.
Como é possível ver em muitos dos nossos posts do blog, nós (mais o Bruno do que eu) gostamos de algumas atividades de aventura. Por conta desse gosto, quando descobrimos que havia atividades como Boiá Cross e Caiaque na região da Chapada tivemos que incluí-las nas nossas atividades.
Nós fizemos as atividades com a Tribo do Remo que fica nas proximidades do Rio Paciência e Rio Claro, na estrada da Chapada dos Guimarães a 36 km Cuiabá.
Se você desejar fazer essas atividades é importante se planejar porque a Tribo do Remo funciona de sexta a domingo, pelo menos na baixa temporada. Quem fez a reserva do passeio para gente foi a Manoela Laurindo, nossa guia na Chapada.
Então, quando chegamos lá, ela nos passou o horário que devíamos estar na Tribo do Remo e como chegar. Mas nós já tínhamos vista uma placa da agência durante o nosso percurso de Cuiabá a Chapada.
Nós fizemos duas atividades com a Tribo do Remo, mas hoje vamos falar apenas da primeira.
Bóia Paddle
Chegamos na Tribo do Remo um pouco antes das 9 horas, que era o horário marcado. Lá conhecemos o dono da Tribo do Remo, o Lino, e os seus instrutores. Quando chegamos já tinha outras 3 pessoas que fariam o mesmo passeio que a gente. Eram dois adultos e uma criança.
Logo que chegamos e conversamos com o pessoal o equipamento foi colocando no ônibus da Tribo do Remo. Nós recebemos em mãos os coletes, capacetes, cotoveleiras e caneleiras. Era indicado ir de calçado fechado, como eu estava de sapatilha, me emprestaram um calçado apropriado. Já as boias e os remos foram colocados no ônibus de nós só pegamos quando chegamos no ponto de descida no Rio, na entrada do Restaurante Balneário do Rio Claro.
O percurso do Boia Paddle é bem emocionante, foram aproximadamente 3 horas de descida no rio. Em alguns momentos a correnteza era pequena e em outras mais agitada. Nós estávamos com 2 instrutores, um ia a nossa frente sempre mostrando o caminho que devíamos tomar. Já o segundo ficava atrás da gente cuidando para que ninguém ficasse para trás.
Ao longo do percurso tivemos algumas quedas d’águas, se não me engano foram sete. Elas foram aumentando de tamanho gradativamente. No inicio eram pequenas quedas, nas últimas eu já estava fechando o olho e torcendo para a boia não virar.
Durante o percurso tivemos uma parada em que fizemos um pequeno lanche com biscoitos tipo clube social e barrinha de cerais. Nessa parada tivemos tempo para um banho e pudemos ver como o rio é cheio de peixinhos. Muitos ficavam bem próximos esperando que caísse um pouco do nosso lanche.
Bom, depois de 3 horas de passeio chegamos a base da Tribo do Remo bem cansados. Mas muito contentes com o passeio que foi cheio de aventura, mas tudo feito com muito cuidado. Nós indicamos muito o trabalho deles que além de seguro foi muito simático.
Também indicamos o trabalho da Manoela. Vou deixar aqui o contato dela para vocês: email e whatsapp: (65) 9943-5651.
Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos rolando por lá!
Dados Financeiros:
Boia Paddle: R$ 70 por pessoa
Viagem realizada em Junho de 2015.
LEIA MAIS:
Mato Grosso: Review – Pousada Villa Guimarães, Chapada dos Guimarães
Mato grosso: uma boa opção de aluguel de carro
Mato Grosso: Chapada dos Guimarães – Cantinho da Gula