Chile: Casa Museu Isla Negra, a casa mais bonita de Pablo Neruda

Um dos grandes motivos para termos optado por alugarmos um carro em Santiago foi a vontade de irmos com calma da cidade até Viña del Mar, mas quando essa opção se tornou concreta eu fiz questão de incluir uma parada antes de chegarmos até o nosso destino final: a Casa de Pablo Neruda, em Isla Negra.

Nós saímos de Santiago por volta das 11h e chegamos em Isla Negra mais ou menos 2 horas depois, apesar do google maps nos dizer que levaríamos 1:30 até lá. Nós não estávamos com pressa, então, a viagem de carro foi feita aproveitando todo o percurso que por sinal era muito bonito.

Eu estava muito ansiosa para chegar até a Casa Museu Isla Negra porque dizem que é a mais bonita de todos as 3 e eu já tinha ficado encantada com a La Chascona, Casa Museu de Santiago.

Casa Museu Isla Negra
A Casa Museu Isla Negra já encanta desde o momento que você paga seu ingresso de entrada, recebe seu áudio guia e fica livre para andar pela entrada da casa. O jardim é lindo e conta com pequenos detalhes que fazem com que você fiquei um tempo ali, ouvindo o áudio introdutório e pensando no que mais pode vir.

Casa_Pablo_Neruda_Isla_Negra-4

Neruda viveu na casa de Isla Negra de 1939 até sua morte (1973), mas esse período foi interrompido algumas vezes devido ao exílio e algumas viagens. O famoso filme “O Carteiro e o Poeta” teve como inspiração a Casa de Isla Negra. Assim que entramos na casa pudemos perceber pequenos detalhes do filme como as gavetinhas para as cartas e muitas referências marítimas.

Casa_Pablo_Neruda_Isla_Negra-6

Casa_Pablo_Neruda_Isla_Negra-16

Casa_Pablo_Neruda_Isla_Negra-05

Aliás, Neruda tinha um imenso amor pelo mar, isto pode ser percebido nas três casas, mas especialmente na Casa Museu Isla Negra. Também pudemos perceber muita referencia ao seu pai na casa. Logo na entrada há um grande trem que remete a profissão dele: ferroviário.

Casa_Pablo_Neruda_Isla_Negra

Mesmo quando ainda estávamos vislumbrados com a beleza interna da casa e apreciando as milhões de coleções feitas por Pablo Neruda, nós já podíamos ver o grande motivo dessa casa ser a preferida por ele e a considerada mais bonita por quem consegue visitar as três casas dele, como nós fizemos. Ela tem uma incrível vista para o Pacífico.

Casa_Pablo_Neruda_Isla_Negra-13

Casa_Pablo_Neruda_Isla_Negra-8

Nós ficamos encantados pela vista de um dos jardins com vista para o mar. Nós podíamos ter ficado o dia inteiro ali.

No início dos anos 90, os restos mortais de Pablo Neruda foram transferidos para a casa de Isla Negra, como era a vontade dele, A última parada da visita auto-guiada é no jardim da casa onde encontramos a tumba do poeta e de Matilde, sua amada que deu nome a Casa de Santiago.

Casa_Pablo_Neruda_Isla_Negra-3

Casa_Pablo_Neruda_Isla_Negra-2

Casa_Pablo_Neruda_Isla_Negra-12

Nossa visita foi incrível, nós entramos no grupo de visitantes que nomeiam a Casa Museu Isla Negra como a mais bonita das três e passaríamos horas por ali sem sentirmos a minima vontade de irmos embora.

Casa_Pablo_Neruda_Isla_Negra-09

Casa_Pablo_Neruda_Isla_Negra-17

Detalhes:
Endereço: Poeta Neruda, s/n, Isla Negra, El Quisco.
Telefone: 56-35-461284 – Quando fomos, não era necessário fazer reserva.

Horário de Funcionamento
Janeiro e Fevereiro: Terça a domingo, 10h – 20h
Março – Dezembro: Terça a domingo, 10h – 18h
Fechado às segundas-feiras

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos rolando por lá!

Dados Financeiros:
Táxi: Tour Auto-Guiado: $3.500 por pessoa
Estudantes e idosos: $2.000 por pessoa (apresentando documentos necessários)

Viagem realizada em Novembro de 2014.

LEIA MAIS:
Chile: Santiago – Costanera Center e Restaurante Giratório
Chile: Santiago – Uma visita a tradiocional Vinícola Concha y Toro
Chile: Santiago – Museu de Arte Pré-Colombino

Posted in AMERICA DO SUL, CHILE, ISLA NEGRA and tagged , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *