Mato Grosso – Chapada dos Guimarães – Vale do Rio Claro

Em nosso segundo dia de trilhas pela Chapada dos Guimarães, nós tínhamos planejado fazer uma combinação de dois passeios: o Vale do Rio Claro e a Cidade de Pedras. Em meus primeiros contatos com a Manoela Laurindo, ela me disse que era possível combinar os dois passeios, mas que ela achava que poderia ficar um pouco corrido. Apesar desse comentário dela, assim ficou e nós deixamos marcado.

Só que depois da nossa primeira trilha pelo Circuito das Cachoeiras, ela nos disse que o nosso ritmo de caminhada não era dos mais rápidos e que nós gostamos de parar e fazer várias fotos, então ela nos aconselhou a dividir o passeio. Por isso, fizemos o Vale do Rio Claro em um dia e a Cidade de Pedras em outro.

Vale_do_Ri_Claro_Chapada_dos_Guimaraes-27

Vale do Rio Claro
A região do Vale do Rio Claro se localizada dentro da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. É possível fazer a trilha a pé, de carro ou fazer trilhas pequenas, pois a principal tem entorno de 15 km. A pé as pessoas levam mais ou menos 6 horas para fazer todo o passeio. Nós fomos de carro e levamos mais do que isso porque, na verdade, nós aproveitamos muito as paradas.

Vale_do_Ri_Claro_Chapada_dos_Guimaraes-18

Vale_do_Ri_Claro_Chapada_dos_Guimaraes-17

Na trilha principal no Vale do Rio Claro, há três paradas principais: Poço Verde, Poço das Antas e a Crista do Galo.

Nossa experiência na trilha?
Nós encontramos com a Manoela e um guia especialista na trilha do Vale do Rio Claro em frente a nossa Pousada, a Villa Guimarães, às 8:30. De lá fomos até a recepção da Cachoeira do Véu da Noiva para pegarmos a chave de acesso a trilha.

Assim como a trilha do Circuito das Cachoeiras, o portão de entrada fica trancado e só pode ser aberto por um guia autorizado e credenciado junto ao Ministério do Turismo e junto ao Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. A devolução da chave também tem que ser feita até as 17:00.

Um detalhe importante para quem deseja fazer essa trilha de carro é que será necessário alugar um 4×4, pois todo o percurso é feito numa estrada de muita areia, se for na época seca. Com um carro comum existe a possibilidade de ficar preso na areia e se isso acontecer só com reboque do ICMbio para desatolar o carro. Foi esse o motivo pelo qual fomos com dois guias para essa trilha, um deles era o dono do carro e especialista da trilha.

Durante o caminho, nós decidimos qual seria a ordem de nossas paradas e depois foi apenas diversão.

Aluguel de carro

Primeira parada: A Crista do Galo
A Crista do Galo é um pico em que é possível ter uma visão 360º da Chapada dos Guimarães e de seus paredões. Para chegarmos até o pico é necessário fazer uma mini trilha numa pequena pedra inclinada. A subida foi bem tranquila e a descida foi feita com cuidado.

Vale_do_Ri_Claro_Chapada_dos_Guimaraes-20

Vale_do_Ri_Claro_Chapada_dos_Guimaraes-21

Vale_do_Ri_Claro_Chapada_dos_Guimaraes-26

Do topo da Crista de Galo é possível ver a Cidade de Pedras sobre aqueles paredões incríveis. O guia nos contou que provavelmente o topo da Cidade de Pedras fosse toda a Chapada do Guimarães e que devido ao tempo, clima, erosão, ela foi se transformando e modelando a beleza como temos hoje. Inclusive, acredita-se que essa formação da Crista do Galo fosse ligada aos paredões há muitos anos atrás.

Vale_do_Ri_Claro_Chapada_dos_Guimaraes-28

Vale_do_Ri_Claro_Chapada_dos_Guimaraes-29

Depois de muito tempo lá em cima apreciando, batendo fotos e ouvindo as histórias do guia. Seguimos caminho para a segunda parada.

Vale_do_Ri_Claro_Chapada_dos_Guimaraes-23

Vale_do_Ri_Claro_Chapada_dos_Guimaraes-25

Vale_do_Ri_Claro_Chapada_dos_Guimaraes-24

Segunda Parada: O Poço das Antas
O Poço das Antas é um local para banho muito próximo a uma nascente de água cristalina. Assim que chegamos no local e entramos na água o guia apareceu com comida pros peixinhos e nós pudemos ver eles aos montes. Passamos um bom tempo por ali aproveitando a água o que foi maravilhoso depois da nossa pequena subida de trilha na Crista do Galo.

Vale_do_Ri_Claro_Chapada_dos_Guimaraes

Vale_do_Ri_Claro_Chapada_dos_Guimaraes-7

Vale_do_Ri_Claro_Chapada_dos_Guimaraes-8

Vale_do_Ri_Claro_Chapada_dos_Guimaraes-2

Vale_do_Ri_Claro_Chapada_dos_Guimaraes-5

Vale_do_Ri_Claro_Chapada_dos_Guimaraes-6

Terceira Parada: O Poço Verde
O Poço Verde, na verdade, é uma parada que conta com uma descida de rio, muito similar as flutuações de Nobres. Ao seu lado tem o Poço Encantado, que é um pouco maior e bem mais fundo para nadar.

Vale_do_Ri_Claro_Chapada_dos_Guimaraes-31

Vale_do_Ri_Claro_Chapada_dos_Guimaraes-33

Vale_do_Ri_Claro_Chapada_dos_Guimaraes-35

Vale_do_Ri_Claro_Chapada_dos_Guimaraes-36

Vale_do_Ri_Claro_Chapada_dos_Guimaraes-37

Nós fizemos a descida de rio com o guia e depois fizemos um pouco do Snorkel nas águas claras.

Com essa última parada, encerramos o nosso passeio pelo Vale do Rio Claro.

Algumas dicas extras:

  • Mesmo fazendo a trilha de carro, nós fomos de tênis e foi ótimo para subir a Crista do Galo. Já o restante o percurso, seria interessante estarmos de chinelo, mas não levamos e ficávamos colocando e tirando o tênis molhado das águas.
  • Não esqueça o repelente e protetor solar.

Já indicamos o trabalho da Manoela Laurindo e vamos deixar aqui os contatos dela novamente: email e whatsapp: (65) 9943-5651.

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos rolando por lá!

Dados Financeiros:
Manoela: R$ 150 o casal
Aluguel 4×4: R$ 300,00
Entrada do Parque: gratuito, mas só pode ser feita com guia.

Viagem realizada em Junho de 2015.

LEIA MAIS:
Mato Grosso: Chapada dos Guimarães – Circuito das Cavernas
Mato Grosso: Chapada dos Guimarães – Centro Geodésico
Mato Grosso: Chapada dos Guimarães – Cantinho da Gula

Posted in AMERICA DO SUL, AVENTURA, BRASIL, CHAPADA DOS GUIMARÃES, MATO GROSSO and tagged , , , , , , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *