Pantanal: Day Use na Pousada Piuval

Depois de conhecermos um pouco a região central de Poconé, a ultima cidade antes do inicio da Transpantaneira, vamos contar como foi o nosso day use na Pousada Piuval.

A Pousada Piuval se localiza no km 10 da Transpantaneira, o que significa que ela está bem no início do Pantanal. Para os mais entendidos isso pode dizer que não iríamos ver muito do verdadeiro Pantanal. E pelas conversas que tivemos com as pessoas com que encontramos por lá, é sim, aconselhável que nós voltemos uma outra vez com mais tempo e possamos ir bem mais para dentro da Transpantaneira. Inclusive, nos falaram que se quisermos ver Onça Pintada, devemos ir a Porto Jofre. Então fica a dica para vocês.

Day_use_Pantanal_Mato_Grosso-2

Cavalgando pelas matas do Pantanal
Nosso dia começou bem cedo, a Pousada Piuval tinha agendado uma cavalgada as 8:00. A principio achamos muito cedo, mas assim que chegamos lá e conversamos com o pantaneiro que nos acompanhou ele nos explicou que o motivo de ser tão cedo é devido ao fato da cavalgada durar em média duas horas, acho que a nossa durou um pouco mais que isso. E depois das 10:00 o sol começa a ficar muito forte, fazendo com que o passeio fique bem mais cansativo.

Day_use_Pantanal_Mato_Grosso-7

O que nós achamos do passeio?!

A principio, gostaríamos de dizer que adoramos o estado dos cavalos. Normalmente, temos receio com atividade que usam animais porque nós nunca sabemos como eles são cuidados. Porém, o dono da Pousada Piuval é veterinário e o nosso pantaneiro nos contou que todos os animais da pousada são muito bem cuidados, o que eles realmente aparentavam.

Day_use_Pantanal_Mato_Grosso

Day_use_Pantanal_Mato_Grosso-3

Durante o nosso passeio, nós atravessamos o corixos em áreas alagadas do Pantanal sobre os nossos cavalos. Também pudemos ver muitos animais e aves do Pantanal. Em um momento, estivemos muito próximos de ver a onça. Foi o momento mais emocionante do passeio. Estávamos andando calmamente, observando os cavalos soltos comendo grama, a família de porco do mato, quando de repente um monte de cavalos e outros animais vieram em disparada em nossa direção.

Day_use_Pantanal_Mato_Grosso-3

Day_use_Pantanal_Mato_Grosso-6

Segundo o Miguel, nosso pantaneiro, tem uma onça rondando a pousada, inclusive, ela já matou alguns gados para se alimentar. Logo que ele viu todos os animais correndo, ele achou que fosse a onça passando e nós achamos o rastro dela quando seguíamos com o passeio. nós com um pouco de medo e o Miguel bem tranquilo.

Day_use_Pantanal_Mato_Grosso-8

Day_use_Pantanal_Mato_Grosso-9

Day_use_Pantanal_Mato_Grosso-10

Depois desse momento de emoção, subimos em um mirante e pudemos ver a extensão da Pousada Piuval e as terras pantaneiras. Nesse momento, nos faltava um binóculo para vermos os mais diversos tipos de aves que estava ao nosso redor.

Day_use_Pantanal_Mato_Grosso-15

Day_use_Pantanal_Mato_Grosso-16

Day_use_Pantanal_Mato_Grosso-17

Day_use_Pantanal_Mato_Grosso-18

Aluguel de carro

A Pousada
Depois dessa atividade, ficamos aproveitando a pousada em si, que contava com uma piscina que podíamos usar, redes e sala de jogos. Foi o momento de descanso para quem acordou muito cedo. Mas esse descanso foi feito sempre apreciando muito a natureza.

Day_use_Pantanal_Mato_Grosso-28

Day_use_Pantanal_Mato_Grosso-29

Day_use_Pantanal_Mato_Grosso-30

Day_use_Pantanal_Mato_Grosso-26

Day_use_Pantanal_Mato_Grosso-27

Day_use_Pantanal_Mato_Grosso-25

Day_use_Pantanal_Mato_Grosso-11

Day_use_Pantanal_Mato_Grosso-12

O almoço self-service também estava incluído no valor do day use, exceto as bebidas. Nós achamos a comida boa, mas nada de excepcional.

Day_use_Pantanal_Mato_Grosso-19

Day_use_Pantanal_Mato_Grosso-20

Day_use_Pantanal_Mato_Grosso-22

Day_use_Pantanal_Mato_Grosso-21

A caminhada
Por fim, as 15:30 fizemos uma caminha pela mata mais fechada da pousada. Nessa atividade, nós tivemos a companhia de uma família de americanos (os pais e duas crianças de no máximo 7 anos). Assim que saímos, o guia, o Miguel novamente, nos chamou a atenção para os jacarés que se encontram pelos lagos da região.

Day_use_Pantanal_Mato_Grosso-31

Day_use_Pantanal_Mato_Grosso-32

Entretanto, o grande objetivo da caminhada era conhecer a vegetação e, se possível, ver as Araras Azuis. Nós tivemos muita sorte e conseguimos ver algumas delas.

Day_use_Pantanal_Mato_Grosso-34

Day_use_Pantanal_Mato_Grosso-23

A caminha durou 1:30 e foi repleta de novidades para nós. Nós ficamos encantados com as crianças americanas, eles estavam ali, enfiados dentro do mato cheio de mosquitos e se divertindo muito. Inclusive, o menorzinho estava ansioso para ver uma onça.

Day_use_Pantanal_Mato_Grosso-35

Day_use_Pantanal_Mato_Grosso-24

Day_use_Pantanal_Mato_Grosso-33

Fazer o day use na Pousada Piuval só nos deixou com um gostinho de quero mais. Nossa vontade agora é ir bem para dentro da Transpantaneira.

Day_use_Pantanal_Mato_Grosso-36

Day_use_Pantanal_Mato_Grosso-37

Ah, levem repelente, muito! Eu estava de repelente por debaixo da roupa e quando começamos a caminhada os mosquitos estavam me comendo viva. Só melhorou quando dei mil jatos de repelente sobre a roupa mesmo.

Day_use_Pantanal_Mato_Grosso-38

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos rolando por lá!

Dados Financeiros:
Day use (Almoço, Piscina e Caminhadas em trilhas com guia Local): R$ 75,00 por pessoa
Cavalgada: R$ 70,00 por pessoa

Viagem realizada em Junho de 2015.

LEIA MAIS:
Mato Grosso: Uma boa opção de aluguel de carro
Mato Grosso: Poconé – Um pouco mais de suas atrações
Mato Grosso: Poconé – Review – Hotel e Churrascaria Pantaneira

 

Posted in AMERICA DO SUL, AVENTURA, BRASIL, MATO GROSSO, PANTANAL, POCONÉ and tagged , , , , , , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *