Peru: De Cusco a Aguas Calientes com a PeruRail

Depois que finalmente conseguimos comprar nossas entradas para Machu Picchu outra coisa que resolvemos comprar logo foram as passagens na PeruRail para Aguas Calientes.

Durante as pesquisas para o planejamento da viagem, vimos que muitas pessoas optam por ir a Aguas Calientes saindo de Ollantaytambo por dois motivos: é mais barato e você pode combinar com o passeio pelo Vale Sagrados dos Incas. Muitas pessoas fecham o passeio do Vale Sagrado e compram o trem com horário de saída a partir das 15:30. Como as agências já estão acostumadas com essa dupla, esse é mais ou menos o horário que estamos finalizando o passeio pelas ruínas de Ollantaytambo.

Dessa forma, as pessoas economizam tanto na passagem do trem quanto no deslocamento para Ollantaytambo.

Nós fizemos uma opção diferente, mas antes gostaríamos de falar sobre como foi o processo de compra das passagens.

Comprando os ingressos
Nós fizemos a compra através do site da PeruRail enquanto ainda estávamos no Brasil. A principio, nós estávamos em busca de passagens saindo de Poroy, que é bem perto de Cusco, na parte da tarde. Nossa ideia era aproveitar para passear por Cusco. Entretanto, não tinha nenhuma opção que nos agradasse, resolvemos mandar um email para o contato de reservas de passagens apenas para ter certeza que não existia essa possibilidade.

peru_rail

Fomos rapidamente respondidos pela equipe de reserva. Por conta da diferença de preço, nesse meio tempo nós já tínhamos optado por comprar as passagens saindo de Ollantaytambo. Então, apenas respondemos o email de retorno informando que apesar de todo o processo de compra de passagens ter sido bem simples, a nossa compra não foi autorizada.

Dessa forma, recebemos o email solicitando alguns dados para que eles pudessem finalizar a reserva que estava no sistema. Depois de preenchidos os formulários e encaminhados para o serviço de reserva, nossa compra foi autorizada e os tickets de passagens chegaram em nossos emails.

Agora era só esperar a viagem.

Aluguel de carro

De Cusco a Ollantaytambo
Assim que chegamos em nosso B&B em Cusco, nós conversamos com a recepcionista sobre as formas de irmos a Ollantaytambo, a principio nossa opção era táxi. Mas a recepcionista nos informou que sairia um pouco caro e nos indicou um sistema de vans que funcionava a duas quadras do B&B.

Como ela nos garantiu que era muito seguro, nós optamos por essa opção. Apesar de que, mesmo que fossemos de táxi a soma desse valor e das passagens do trem saindo de Ollantaytambo sairia mais barato do que saindo de Poroy.

Então, no dia de nossa ida, nós aproveitamos para descansar até mais tarde, passear pela Plaza de Armas em Cusco e depois seguirmos para o local indicado.

Passagem_Machu_Picchu_Peru-3

Passagem_Machu_Picchu_Peru-4

Passagem_Machu_Picchu_Peru-5

Nós levamos aproximadamente 1:30h de Cusco até Ollantaytambo. Como gastamos menos tempo do que imaginávamos nossa ideia era passear pela feira de artesanato de Ollanta, mas de repente começou a chover e nós optamos por almoçar e esperar a hora do nosso trem.

Passagem_Machu_Picchu_Peru-8

Passagem_Machu_Picchu_Peru-2

Passagem_Machu_Picchu_Peru-7

O Trem da Peru Rail 
Nossa viagem de ida foi no Vistadome e o retorno foi no Expedition. O Vistadome é mais confortável que o Expedition, mas ambos são bons. Se na hora de sua reserva você puder optar pela janela, opte, a vista do rio é muito bonita.

Passagem_Machu_Picchu_Peru-6

Passagem_Machu_Picchu_Peru-9

A comida servida no Vistadome foi simples mais gostosa, já no Expedition a comida a bordo foi mais simples, mas não ruim. Achei interessante o pessoal do trem vendendo roupas de lhama e demonstrando como usá-las.

Passagem_Machu_Picchu_Peru

O trem saiu na hora tanto na ida quanto na volta mesmo a volta sendo feita de baixo de chuva. Como na volta nós chegaríamos um pouco mais tarde e íamos embora no dia seguinte bem cedo resolvemos comprar nossa passagem de volta para Poroy.

Tínhamos combinado com a recepcionista do B&B um táxi para nos pegar em Poroy, mas ele não apareceu e nós acabamos pegando qualquer táxi em frente da estação.

De uma maneira geral, a viagem foi ótima e ir até Ollantaytambo valeu muito a pena financeiramente.

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos rolando por lá!

Dados Financeiros:
Trem: Ollantaytambo x Aguas Calientes: US$ 58.00
Trem: Aguas Calientes x Poroy: US$ 75.00
Van: Cusco x Ollantaytambo: S/. 6.00

Viagem realizada em Agosto de 2014.

LEIA MAIS:
Peru: Cusco – Vale Sur – Andahuaylilas, Tipon e Piquillacta
Peru: Cusco – Moray, Maras e Salineira
Peru: Cusco – Valle Sagrado dos Incas

Posted in AGUAS CALIENTES, AMERICA DO SUL, CUSCO, PERU and tagged , , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *