Peru: Sugestão de Roteiro

Como vocês vieram acompanhando ao longo desse ano, nós passamos 23 dias no Peru entre Agosto e Setembro de 2014. Foram tantos dias e com tantas atrações interessantes que levamos mais de um ano para publicar tudo o que vivemos nesse país incrível. Por conta da quantidade de posts sobre o assunto resolvemos fazer esse post final com todas as informações num lugar único, mas os detalhes e valores gastos continuaram nos posts detalhados.

Apesar de termos passados muito dias, o Peru é um país incrível, com muita cultura e aventura. Por causa disso, ainda queremos voltar um dia pois tem dois lugares, em especial, que queremos conhecer que são Trujillo e Huaraz. Então quem sabe, logo mais estaremos por lá novamente.

Vamos ao nosso roteiro!
Lima
Nossa porta de entrada no país foi em sua capital, Lima. Nós passamos 3 dias e meio na cidade e durante os nossos dias lá nós nos hospedamos no Sevilla House. Durante esses dias, nós visitamos o Sitio Arqueológico de Pachacamac e o Circuito Mágico das Águas em um único dia. No segundo dia, nós passamos o dia inteiro pelo Centro de Lima e almoçamos no famoso Tanta. No terceiro dia, visitamos as ruínas de Huallamarca e o Parque do Amor, onde eu queria ter feito salto de paraquedas, mas acabamos deixando para uma próxima vez. Nesse dia, fomos até o bairro de Barranco atrás do Restaurante La 73. Em Lima aprendemos como o trânsito no Peru é caótico e que andar de táxi é uma atividade de barganha de preços. Durante a nossa última manhã, fomos visitar o Sitio Arqueológico de Huaca Puccala e nos encantamos com ele.

Centro de Lima

Ica
Depois desses 3 dias e meio, seguimos para a cidade de Ica. Para chegar até lá, nós usamos os serviços da Cruz del Sur e achamos muito melhores que as linhas de ônibus brasileiras. Em Ica, nós nos hospedamos no Grand Hotel Ica. Nós gostamos do serviço, mas se eu retornasse a Ica, iria me hospedar no Oásis de Huacachina. O próprio hotel fez as reservas dos nossos passeios, então, em nosso primeiro dia na cidade fizemos um city tour e winery tour na parte da manhã, que foram muito interessantes. Já na parte da tarde, fizemos um passeio de buggy e sandboard nas dunas de Huacachina. Entre um e outro almoçamos ao redor do oásis.

Oásis de Huacachina

Oásis de Huacachina

Paracas
Apesar de continuarmos hospedados em Ica, nós passamos um dia inteiro em Paracas. Na parte da manhã, fizemos o passeio de barco a Islas Ballestas e, na parte da tarde, conhecemos a Reserva Nacional de Paracas, de onde pudemos apreciar umas das paisagens mais bonitas do Peru. No mesmo dia em que fomos a Paracas seguimos a viagem para mais uma cidade.

Reserva Nacional de Paracas

Reserva Nacional de Paracas

Nazca
Diferente de algumas pessoas que passam poucas horas em Nazca, apenas o tempo necessário para fazer o sobrevoo as famosas linhas de Nazca. Nós passamos um dia inteiro na cidade, para isso tivemos que passar uma noite no Anccalla Inn. O local também fez a reserva de todos os nossos passeios na cidade. Na parte da manhã, fizemos um tour pelas ruínas de Paredones, conhecemos os Geoglifos Buena fe e Aquedutos de Cantallo. Depois seguimos para fazer o sobrevoo das linhas.

As linhas de Nazca

As linhas de Nazca

Em Nazca, nós conhecemos a tradicional bebida Chicha Morada no Restaurante Mamashana e fechamos o dia com um tour às piramides de Cahuachi e Sandboard in Usaka, onde vivemos a experiência mais amedrontadora que tivemos no país. Depois de todas essas atividades, vividas em um único dia, seguimos viagem para Arequipa, num ônibus noturno.

Aluguel de carro

Vale del Colca e Arequipa
Em Arequipa, conseguimos um hostal com check in as 8:00 e assim pudemos aproveitar muito o dia. Fizemos um city tour pela manhã, almoçamos no Tanta e tarde visitamos o Monastério de Santa Catalina.

Cidade_Arequipa_Peru-3

Quando chegamos na cidade também finalizamos a nossa reserva com a Giordino Tours para conhecer o Vale del Colca. No dia de ida ao Vale del Colca, nós fizemos várias paradas com o pessoal do passeio paramos na Reserva Nacional Salinas e Aguada Blanca, Chivay e Piscinas Termais. Depois de um dia intenso de atividades e muita estrada tivemos a melhor hospedagem de toda a viagem. Esse descanso foi ótimo que pudêssemos contemplas o voo do condor, fazer uma pequena caminhada pelo Vale del Colca e retornar a Arequipa. Por fim, na nossa última manhã antes de seguimos viagem, visitamos a igreja de la compañia em Arequipa

Vale_del_coca_Condor_Peru-15

Vale de Colca

Puno
Nós fomos de Arequipa para Puno no ônibus turístico da 4MExpress, com esse ônibus nós levamos meio dia para chegar em Puno, um tempo maior que o ônibus tradicional, mas fizemos três paradas em lugares incríveis.

Isla Uros

Isla Uros

Diferente da maioria das pessoas, nós não dormimos em Puno apenas uma noite, nós dormimos duas noites porque decidimos fazer um tour de 2 dias pelo lago Titicaca. Como íamos passar uma noite no meio do lago, a hospedagem no Caminito Real foi bom porque eles ficaram com as nossas malas na noite em ficamos fora.

Ilha_Amantani_Peru-6

Isla Amantani

Durante nossos dois dias no Titicaca, nós conhecemos as Islas Uros, dormimos na Isla Amantani e fomos também na Isla Traquille. Caso, você decida passar uma noite em Puno, indicamos um pizzaria muito boa e barata.

Isla Traquille

Isla Traquille

De Puno a Cusco, nós também optamos por fechar o um ônibus turístico com direito a paradas com muita história.

Cusco
Nossa hospedagem em Cusco foi muito próxima a Plaza de Armas, o que foi excelente para a nossa locomoção na cidade e para resolver algumas pendencias como a compra do Boleto Turístico, além de ter restaurantes e pizzarias bons na região.

Catedral de Cusco

Catedral de Cusco

Em relação aos tours, no primeiro dia, fizemos um city tour. Nós não gostamos muito, afinal, ele começava na parte da tarde e as duas últimas atrações ficaram prejudicadas por causa da escuridão. Se acharem empresas que fazem pela manha deve ser bem mais completo. Já no segundo dia, fizemos o tour mais famoso de Cusco, visitamos o Valle Sagrado dos Incas. No terceiro dia, seguimos a Moray, Maras e Salineiras. No quarto dia, fomos conhecer o Vale Sur, que tinha algumas atrações repetidas em relação ao ônibus turístico em que viemos de Puno.

City_Tour_Cusco_Peru-10

Como esses dois últimos tours não duravam o dia inteiro, nós conseguimos visitar vários museus e atrações que estavam incluídas no boleto turístico.

Tour a Moray, Maras e Salineras

Tour a Moray, Maras e Salineras

Machu Picchu

Para irmos a Machu Picchu, nós tivemos que providenciar várias coisas antes de sairmos do país. Ainda no Brasil, nós compramos os ingressos para Machu Picchu, os tickets do trem e reservamos a nossa hospedagem em Aguas Calientes. Por conta de passarmos duas noites em Aguas Calientes, também conhecemos dois restaurantes.

Montanha_Machu_Picchu_Peru-22

Nós optamos por passar dos dias na ruínas de Machu Picchu. Então, no primeiro dia nós fizemos a subida da Montanha Huayna Picchu e no segundo dia nós subimos a Montanha Machu Picchu e gostamos muito das duas experiências, a segunda inclusive foi desafiadora!

Montanha_Machu_Picchu_Peru-13

Montanha_Machu_Picchu_Peru-16

Depois dos dias retornamos a Cusco no fim do dia, só tivemos oportunidade de fazer nosso último jantar na cidade e no dia seguinte começava a maratona de retorno ao Rio que levou mais de 12 horas.

Que tal seguir a gente noInstagramtem muitas fotos rolando por lá!

Viagem realizada em Agosto de 2014.

Posted in AGUAS CALIENTES, AMERICA DO SUL, AREQUIPA, CUSCO, ICA, LIMA, MACHU PICCHU, NAZCA, PARACAS, PERU, PUNO, ROTEIRO, VALE DEL COLCA and tagged , , , , , , , , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

7 Comments

    • Olá, Felipe!
      Incluindo as passagens aéreas gastamos aproximadamente R$ 4 mil por pessoa. Mas é possível economizar em muitos itens. Como fechar os passeios lá e barganhar o preço.
      Abraços.

  1. Olá! em novembro ao Peru, minha passagem aerea e direto para Cusco, vou ficar 09 dias. O que vc me aconselharia a fazer? Dicas.. rs

    • Oi, Mari!
      Tudo bem?!
      Você vai ficar os 9 dias sem os voos?!
      Olha, eu fiquei 1 semana (de domingo a sábado) em Cusco e Machu Picchu.
      Como você vai direto pra Cusco, eu tiraria o primeiro dia pra aclimatação e ambientação da cidade. Nós não tivemos problema com aclimatação, mas nós já estávamos no Peru há um tempo. De repente, você que chega direto pode ter algum sintoma.
      Nesse primeiro dia, eu iria com calma, conheceria a Plaza de Armas, compraria o boleto turístico e se der, faria o city tour por Cusco.
      Nos outros dias faria os passeios dos vales: Vale Sagrado, Vale Sur e Moray, Maras e Salineiras. Cada um em 1 dia. Aí, já teria sido 4 dias.
      Depois eu iria pra Machu Picchu. Nós fomos em um dia a tarde e dormimos lá por duas noites. Subimos as duas montanhas: Montanha Picchu e Huayana Picchu. Se você fizer igual já seriam 7 dias. Considerando que 1 dia você tem a manhã livre para ir a Aguas Calientes a tarde.

      Na volta você poderia ficar em Cusco e aproveitar a cidade com calma. Há inúmeras igrejas, museus, feirinhas, restaurantes.

      Acho que é isso. Dê uma olhada nos posts de Cusco e Machu Picchu que pode te ajudar a montar seus dias no Peru. Se foram 9 dias incluindo os voo, acho que seu roteiro pode ficar bem parecido com o nosso.

      Beijos, qualquer coisa só avisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *