Minas Gerais: Santa Rita de Jacutinga – Sugestão de Roteiro

Santa Rita de Jacutinga é uma pequena cidade do interior mineiro, mais especificamente na zona da mata mineira, na divisa com o estado do Rio de Janeiro. O clima é ameno, as noites que passamos por lá foram frescas e de céu estrelado.

A cidade possui um ar de tranqüilidade e simplicidade, características que a torna um refúgio para os que desejam encontrar algo oposto à correria das grandes cidades. Indo de encontro a essa tranquilidade um dos maiores atrativos da cidade é o grande número de cachoeiras no seu entorno o que nos leva a momentos de relaxamento e contato com a natureza.

Santa Rita de Jacutinga vista de cima.

Santa Rita de Jacutinga vista de cima.

Ficou com vontade de conhecer o local?! Então, vamos deixar aqui nossa sugestão de roteiro para 4 dias na cidade.

Nós chegamos em Santa Rita de Jacutinga já na parte da tarde, então, nesse primeiro dia apenas fizemos o check in na Pousada O Meu Canto e fomos até o centro de informações turísticas para ver como poderíamos aproveitar os demais dias na cidade. Depois de conversarmos com o responsável pelo centro de informações turísticas e pegarmos algumas dicas de lugares e guias que poderiam nos auxiliar, montamos um planejamento parar os próximos dias.

Pousada Santa Rita Jacutinga-14

Em nosso segundo dia no local, pegamos o carro e seguimos em direção a Cachoeira do Meirelles e Boqueirão. Quando estávamos próximo de um vilarejo que dava acesso as cachoeiras contratamos um guia local para nos levar até as duas cachoeiras. Nós passamos a manhã inteira nessa atividade. Na parte da tarde, por volta das 15 horas, fomos almoçar no Restaurante da Dona Tereza que tinha uma das melhores comidas caseiras que eu já comi. O ambiente do almoço era tao gostoso que almoçamos e ficamos um tempo por lá descansando e quando nos demos conta o dia já tinha acabado.

Cachoeira_Meirelles_Santa Rita de Jacutinga-9

Restaurante_Dona Tereza_Santa Rita de Jacutinga-5_

No terceiro dia, saímos de Santa Rita de Jacutinga já com um guia local em nosso carro em direção a Cachoeira do Pacau. A trilha para a Cachoeira do Pacau começa no meio da natureza que beira a estrada. Mas como a trilha é conhecida pelos moradores, há um lugar mais afastado onde o carro pode ficar estacionado.

Cachoeira_Pacau_Santa Rita de Jacutinga-4

Cachoeira do Pacau

Aluguel de carro

Nós ficamos a amanhã inteira entre a trilha e o banho de cachoeira. Então, na parte da tarde resolvemos almoçar no Restaurante do Duque que é bem longe de Santa Rita de Jacutinga, mas é próximo a Fazenda Santa Clara que era uma atração que queríamos conhecer. A Fazenda Santa Clara é uma das fazendas mais famosas da região por ainda ter as características da época da escravidão.

Restaurante_do Duque_Santa Rita de Jacutinga-2

Apesar de termos percorrido muitos quilômetros e querermos muito conhecer o local não foi dessa vez que conseguimos. A Fazenda Santa Clara funciona mais durante o fim de semana, então, se vocês forem durante a semana como nós verifiquem se estará aberta. Nós tínhamos conversado com o responsável pelas informações turísticas que nos informou que o local estaria aberto, mas não estava.

Para não perder a viagem, nós demos uma passada na Cachoeira Santa Clara, que é bem bonita, mas perdeu a sua imponência depois de conhecermos a Cachoeira do Pacau.

Fazenda Santa Clara

Fazenda Santa Clara

Cachoeira Vargem do Sagrado

Cachoeira Vargem do Sagrado

No quarto e último dia, fizemos um rapel nas pedras da Igreja do Alto. Nossa ideia inicial era fazer o rapel numa cachoeira próxima a cidade de Santa Rita de Jacutinga. Mas segundo os instrutores que nos acompanharam a cachoeira não estava em boas condições para o rapel, então, nos restou a montanha abaixo da igreja. Nós também aproveitamos o fim do dia para ver a cidade de Santa Rita do Alto, com a vista da Igreja do Alto. A subida não é fácil, mas vale a pena.

Rapel - Santa Rita de Jacutinga-10

Rapel - Santa Rita de Jacutinga-7

Esses foram os nossos 4 dias no local. No geral, achamos 4 dias suficientes para conhecer a região e arredores, mas caso você queira explorar mais cachoeiras poderá ficar mais alguns dias.

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos rolando por lá!

Viagem realizada em Dezembro de 2013.

LEIA MAIS:
Santa Rita de Jacutinga: Restaurante do Duque
Santa Rita do Jacutinga: Cachoeira do Pacau
Santa Rita de Jacutinga: Restaurante da Dona Tereza

Posted in AMERICA DO SUL, BRASIL, MINAS GERAIS, ROTEIRO, SANTA RITA DO JACUTINGA and tagged , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *