Porto de Galinhas: Passeio de Buggy por Serrambi

Um dos passeios pouco divulgado em Porto de Galinhas é o passeio de buggy pelas praias de Serrambi que é um povoado pertencente ao município de Ipojuca, o mesmo município de Porto de Galinhas. Serrambi se localiza a aproximadamente a 12 km de Porto de Galinhas.

Mais um vez durante o nosso percurso inicial de buggy ficamos sabendo algumas curiosidades do local.

A Praia de Serrambi tem esse nome devido a um marisco que existia em abundancia chamado “Cernambi”. Durante algum tempo, o mar de Serrambi foi alvo de caça-tesouros. Alguns caçadores acreditavam que na região tivesse naufragado uma das maiores preciosidades portuguesas. Segundo a lenda, em 1726, o Galeão Santa Rosa teria afundado no litoral sul pernambucano com uma carga de ouro avaliada entre R$ 1 bilhão e R$ 1,5 bilhão. Depois de muitas buscas essa possibilidade parece ter sido descartada pois as peças encontradas nos destroços do navio se assemelham mais com as de um antigo veleiro de carga.

Serrambi
Como nos demais dias, fomos pegamos pelo Marcelo, buggueiro da Porto de Galinhas 360º, na Pousada Jangada, onde estávamos hospedados pontualmente no horário combinado.

Foi nessa primeira parte do percurso, entre a pousada e a Praia de Enseadinha que o Marcelo contou toda as curiosidades que colocamos acima para nós.

Primeira Parada: Praia da Enseadinha
A Praia da Enseadinha se localiza no fim da Praia de Maracaípe. Como nós fomos de buggy, o Marcelo nos deixou mais ou menos no meio da praia e nós andamos uma boa extensão de areia até o limite da Enseadinha com o Rio Maracaípe.

Passeio_de_Buggy_por_Serrambi-3

Como nós fomos numa semana que a maré estava muito baixa, se nós quiséssemos poderíamos ter atravessado o rio até o lado da Praia de Maracaípe. Mas nós decidimos que iriamos explorar a Praia da Enseadinha que se encontrava completamente deserta. Não sei se é porque era bem cedo ou se porque nessa hora da manhã o sol ainda não estava tão bonito.

Passeio_de_Buggy_por_Serrambi-2

Mas nós tomamos banho de mar, ficamos sentados na areia apreciando a beleza daquela extensão de areia deserta.

Passeio_de_Buggy_por_Serrambi-4

As únicas pessoas que passavam por ali eram seguranças ou trabalhadores que estavam construindo algumas das mansões na beira da praia.

Reparem no deserto da praia.

É importante saber que na Praia da Enseadinha não há barracas ou cadeiras, então, é um bom lugar para passar algumas horas. Mas se quiser comer alguma coisa ou mais conforto será possível ficar por lá muito tempo.

Passeio_de_Buggy_por_Serrambi

Depois de 1 hora e meia mais ou menos, resolvemos seguir com o passeio.

Segunda Parada: Piscinas Naturais de Serrambi
Serrambi é uma área de praia cheia de resort’s. Segundo o Marcelo, antigamente, era possível usar algumas cadeiras e barracas se fizesse um consumo minimo no bar. Atualmente, os resort’s não tem mais essa disponibilidade. Provavelmente, o motivo é manter a exclusividade dos clientes que estão hospedados ali.

Passeio_de_Buggy_por_Serrambi-8

Passeio_de_Buggy_por_Serrambi-7

O Marcelo nos levou até a entrada do Serrambi Resort, mas pela praia. Nós passamos por uma barreira de pedras e estávamos na praia de frente ao resort. O local estava cheio de famílias aproveitando a praia rasinha com crianças.

Passeio_de_Buggy_por_Serrambi-10

Passeio_de_Buggy_por_Serrambi-9

Nós entramos nessa mesma região com nossos snorkel e nadadeiras. As nadadeiras nem são necessárias porque o coral é bastante raso e fácil de nadar.

Passeio_de_Buggy_por_Serrambi-11

Os corais que nos encantaram muito!

Nós ficamos na região em que as pessoas estavam por algum tempo, mas logo depois no distanciamos explorando os corais um pouco mais longe.

Esse ouriço estava solto. Acho que ele já estava morrendo. Só assim pra gente vê como é por baixo.

O Marcelo tinha indicado para nós começarmos na frente do resort e contornar o coral saindo na frente a entrada da praia onde ele iria nos aguardar com o buggy.

Acredito que essa parada foi a que mais nos tomou tempo porque adoramos a transparência da água. Ficamos muito tempo explorando os corais, a vida marinha e toda a beleza do local.

Passeio_de_Buggy_por_Serrambi-18

Passeio_de_Buggy_por_Serrambi-19

A Ilha de Santo Aleixo vista de longe.

Depois dessa beleza que nós não queríamos deixar pra trás seguimos o passeio.

Terceira Parada: Praia de Toquinho
Depois da nossa parada longa, a parada seguinte foi apenas para apreciarmos a Praia de Toquinho, que é uma praia de areia fina e batida que fica quase numa península com ondas fortes do lado do oceano e águas calmas do lado do Rio Sirinhaem, local de onde saem as lanchas da Ilha de Santo Aleixo.

Passeio_de_Buggy_por_Serrambi-20

A Praia de Toquinho possui uma barreira de recifes semelhante à da praia de Muro Alto e que permite o encontro das águas do rio Sirinhaem com o mar.

Passeio_de_Buggy_por_Serrambi-21

Passeio_de_Buggy_por_Serrambi-22

Quarta Parada: Praia de Cacimbas
A Praia de Cacimbas foi nossa última parada, por isso, também aproveitamos para almoçar no local.

Passeio_de_Buggy_por_Serrambi-31

A Praia de Cacimbas tem uma larga faixa de areia, que conta com uma formação rochosa rebaixada com a forma de uma cacimba com 50 m de largura e 1,5 km de extensão mas nós ficamo numa área mais reservada. Formação que deu nome a Praia.

Passeio_de_Buggy_por_Serrambi-33

Foi nessa região que nós ficamos, pois devido a Cacimba, nesse área a água é mais calma com uma piscina natural na sua frente e também é onde se encontra uma pequena barraca onde fizemos uma refeição simples, mas bastante saborosa, com cara de Nordeste.

Passeio_de_Buggy_por_Serrambi-25

Passeio_de_Buggy_por_Serrambi-28

Passeio_de_Buggy_por_Serrambi-27

Passeio_de_Buggy_por_Serrambi-26

Depois do almoço, ficamos aproveitando o local e relaxando sem nenhuma pressa para deixarmos o local que muito nos encantou.

Passeio_de_Buggy_por_Serrambi-32

Na nossa opinião, o passeio de buggy para Serrambi é um dos passeio mais interessantes da região de Porto de Galinhas. Suas praias quase desertas, com águas claras, límpidas e transparente nos encantaram mais do que o passeio de Buggy Ponta a Ponta. Mas como isso é uma questão de gosto, achamos que vocês devem fazer os dois e ver qual é o melhor para o seu gosto.

Passeio_de_Buggy_por_Serrambi-30

Passeio_de_Buggy_por_Serrambi-29

Nosso passeio começou as 8:30 saindo da pousada em que estávamos hospedados e regressamos um pouco depois das 16:00.

Passeio_de_Buggy_por_Serrambi-23

O Marcelo, nosso bugueiro, por vários dias!

* O blog Por aí e Por aqui recebeu apoio da Porto de Galinhas 360º com tarifas diferenciadas. A parceria foi realizada, mas a opinião expressa no relato é pessoal e de acordo com a experiência proporcionada pelo trabalho da hospedagem.*

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos rolando por lá!

Dados Financeiros:
Buggy :R$ 200,00
Almoço: R$ 91,93

Viagem realizada em Setembro de 2015.

Porto de Galinhas: Ilha de Santo Aleixo
Porto de Galinhas: Praia de Carneiros
Porto de Galinhas: Passeio de Buggy – Ponta a Ponta

Posted in AMERICA DO SUL, BRASIL, PERNAMBUCO, PORTO DE GALINHAS and tagged , , , , , , , , , .