Argentina: Sugestão de Roteiro por Buenos Aires, Lújan e Tigre

Há alguns anos atrás passamos 9 dias em nosso país vizinho: a Argentina. Nesses dias nós visitamos a capital porteña – Buenos Aires – a província de Lújan e Tigre e ainda fizemos um bate e volta a Colonia del Sacramento, no Uruguai. Até hoje não tínhamos feito um post com a nossa sugestão de roteiro. Então, finalmente, esse post saiu do papel.

Muitas pessoas com as quais conversamos achavam que 9 dias em Buenos Aires era muito tempo. Na época, eu lembro de ter achado um ótimo número de dias porque fizemos tudo com muita calma e aproveitamos muito. Talvez, hoje eu ficaria menos tempo, já que Buenos Aires é bem próximo e poderíamos usar esses 9 dias para uma viagem um pouco mais longa. Mas como eu sempre digo: tudo depende do seu estilo de viagem.

A viagem tem que ter a sua cara, os passeios que você gosta de fazer. Só assim vai valer a pena seja com 3 dias ou 9 dias.

buenos_aires_bus (6)

Centro de Buenos Aires

Vamos ao roteiro?!

Nós chegamos em Buenos próximo ao horário de almoço e ainda no aeroporto encontramos com o sr. que iria nos levar até o Hotel Boho Rooms. O serviço foi oferecido pelo hotel e vimos que o preço era o mesmo se contratássemos o táxi no aeroporto, então, pela praticidade resolvermos fechar o transfer do hotel. Se você não busca um hotel com muitas frescuras o Boho Rooms é bem interessante. Ele parece mais uma Guest House. Nós recebemos as chaves das portas de entrada e saída e quase sempre um dos donos estavam por lá. Pela manhã, ainda tinha uma moça que servia o café. Quando chegamos a dona do hotel nos atendeu e nos deu dica da cidade.

Neste dia apenas fizemos o check in e andamos pelos arredores do bairro, Palermo Soho. Aproveito para dizer que adoramos a localização. Estávamos ao lado do Restaurante La Cabrera, que é um dos queridinhos dos brasileiros, de alguns outros bares e da Praça Serrano que no fim de semana tinha uma feirinha de produtos artesanais e muito bares com músicas ao vivo.

No segundo dia, nós fizemos o passeio de 1 dia inteiro com Buenos Aires Bus, que é aquele ônibus turístico em que você compra um ticket que te dá o direito de subir e descer quantas vezes desejar no período de um ou dois dias. Neste mesmo dia, na parte da noite, nós fomos no show de tango que já tínhamos contratado com a BsAs4u, o show escolhido foi o do Cafe Los Angelitos. Nós adoramos o show, o jantar, a noite de uma maneira geral.

cabrera-3

Em nosso terceiro dia, já tínhamos entrado no clima da cidade, percebemos que os argentinos tem uma vida mais noturna. Então, não adiantava acordar muito cedo para passear, tudo estaria vazio e, possivelmente, ainda fechado. A partir desse dia, passamos a sair do hotel por volta de 10 horas ou mais tarde e mesmo assim muita coisa ainda não estava aberta enquanto íamos para o nosso destino.

Como viajamos no verão, pudemos passar um bom tempo aproveitando os dias de sol nos parques. Então, neste terceiro dia fomos ao Jardim Zoológico de Palermo, no Jardim Japonês e fechamos o dia no Malba – Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires. De todos os lugares, eu diria para vocês não deixarem de conhecer o Jardim Japonês. Nós gostamos muito do clima do local.

zoologico_palermo (3)

jardim_japones (6)

No quarto dia, resolvemos deixar Buenos Aires um pouco de lado e pegamos o Buquebus em direção a Colonia del Sacramento. A viagem até Colonia del Sacramento dura aproximadamente 1 hora. Nós fomos bem cedo, antes das 8 horas, e retornamos no barco de 21 horas. Se não fosse o dilúvio que pegamos, poderíamos ter aproveitado muito mais. Contudo, só aproveitamos a parte da manhã, a parte da tarde foi toda presa no restaurante em que almoçamos porque o mundo resolveu desabar aquele dia. Assim, teremos que voltar a Colonia del Sacramento algum dia.

colonia_do_sacramento_03

colonia_do_sacramento_10

Em nosso quinto dia, passeamos pelo centro de Buenos Aires. Foi um dia de muita caminhada, andamos por muitas ruas do centro, vimos alguns pontos turísticos dessa região como a Livraria Ateneu, a Casa Rosada, o Teatro Cólon, a Galeria Pacífico, o Café Tortoni. Enfim, grande parte das atrações que fazem com que muitas pessoas optem por se hospedar no centro se tiverem pouco tempo em Buenos Aires.

Ao lado da Casa Rosada

Ao lado da Casa Rosada

Como o nosso sexto dia na cidade foi num domingo, tivemos que fazer o típico passeio de domingo dos porteños. Fomos até a Feira de San Telmo, que só funciona aos domingos. Lá depois de andarmos pela feira e nos sentirmos como na Feira da Praça XV do Rio de Janeiro, almoçamos num restaurante de massas muito saboroso com direito a assistir mais uma apresentação de Tango.

caminito02

Depois do almoço, seguimos para Caminito onde passamos pouco tempo. Na volta, ao invés de irmos direto ao hotel resolvemos dar uma parada no Cemitério da Recoleta e na Floralis Generica. Nessa última atração passamos bastante tempo sentados em seus bancos aproveitando o belo dia que fazia.

floralis_generica (2)

No sétimo dia, deixamos a capital de Buenos Aires e seguimos para a província de Lújan onde visitamos a Basílica de Lújan e o famoso (e controverso) Zoológico de Lújan. Confesso que até hoje eu não tenho certeza se os animais são dopados ou não. Lemos muitas matérias dos dois lados e ficamos confusos. Mas sei que desde então tomamos ainda mais cuidado com esse tipo de atração. Estamos preferindo passeios como santuários, em que os animais resgatados ficam soltos e são cuidados até estarem aptos a serem livres novamente.

basilica_lujan_01

No oitavo dia, fomos até a província de Tigre. Novamente, fechamos o passeio com a BsAs4u. Então, além do tradicional passeio de barco, tivemos uma parada em alguns pontos turísticos da província com o apoio de uma guia que contava a história do local. O passeio durou o dia todo e no retorno acabamos ficando um pouco pelo centro aproveitando um pouco mais da região.

tigre (9)

Nosso nono dia, foi na verdade o último com passeios, pois no dia seguinte sairíamos ainda de madrugada em direção ao aeroporto. Então, nesse dia fizemos um dos meus passeios preferidos em Buenos Aires. Aproveitamos aquele dia ensolarado no Paseo del Rosedal. Um parque de rosas bem próximo de onde estávamos hospedados. Enquanto, o Bruno passou grande parte do tempo batendo muitas fotos do lugar que estava lindo com muitas flores de especies diferentes, eu ficava apenas contemplando o momento, pensando em como os nossos últimos dias tinham sido renovadores. Para fechar fomos a uma cafeteria que gostamos muito, mas Buenos Aires é cheia de cafeterias, então, basta apenas passear por suas ruas para encontrar ótimo lugares para se deliciar com um doce e um café saboroso.

rosedal_15

rosedal_04

Como já disse, na madrugada do décimo dia fomos embora com o mesmo sr. que nos pegou na chegada.

Acredito que ficou visível que a nossa viagem foi feita num estilo bem slow motion, mas aproveitamos tanto cada um dos lugares que fomos que mesmo depois de tanto tempo que estivemos em Buenos Aires ainda sentimos como se tivesse sido ontem.

Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos rolando por lá!

Viagem realizada em Dezembro de 2012

LEIA MAIS:
Buenos Aires: Confeitaria Convite
Argentina: Zoológico de Luján, na província de Buenos Aires
Argentina: Basílica de Luján, na província de Buenos Aires

Posted in AMERICA DO SUL, ARGENTINA, BUENOS AIRES, LUJÁN, ROTEIRO, TIGRE and tagged , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *