Fernando de Noronha: Atlantis Divers – Mergulho de Cilindro

Que Fernando de Noronha é um paraíso todo mundo já sabe. Apesar de nós termos descoberto muitas atividades a serem feitas na ilha, uma das principais são os mergulhos, especialmente, os de cilindro. Por causa de suas águas cristalinas foi impossível não praticar mais um mergulho de cilindro durante os nossos dias na ilha.

Como já contamos em outro post, logo no primeiro dia, fizemos um mergulho saindo da Praia do Porto com a equipe da Mar de Noronha. Como ficamos encantados queríamos fazer mais um mergulho. Nossa dúvida era se fazíamos mais um com a mesma equipe e saindo da mesma praia, mas com um destino diferente ou se fazíamos um mergulho embarcado.

Depois de muito pensar decidimos fazer nosso último mergulho em Fernando de Noronha saindo de barco da Praia do Porto e indo para o mar aberto. Decisão tomada, nos bastava escolher a equipe de mergulho que contrataríamos para isso. Em Noronha há algumas escolas de mergulho e duas bastante conceituadas. Depois de analisarmos os dois tipos de saída optamos pela Atlantis Divers.

Como foi o Mergulho com a Atlantis Divers?
Quando decidimos com qual equipe iríamos realizar o mergulho, bastou irmos até a loja da Atlantis Divers na parte histórica de Fernando de Noronha para fecharmos a saída. A loja se localiza ao lado da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios.

caminhada_historia_noronha-3

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios

A loja tem uma área de venda de equipamentos de mergulhos como snorkel, nadadeiras, blusas e outros itens de recordação. Ela conta também com a parte de agendamento de mergulhos e na parte superior se localizam os computadores onde é possível selecionar as fotos feitas ao longo da prática de mergulho.

Na Atlantis Divers é possível fazer desde o tradicional batismo, quando a pessoa não é certificada e desejar mergulhar com o cilindro, nesse caso ela terá que ir com um guia segurando a sua mão. Até os mergulhos credenciados que variam de acordo com as certificações. Nós fizemos esse último, mas informamos a pessoa que estava fazendo o nosso agendamento que esse seria nosso primeiro mergulho embarcado e apenas o segundo depois da certificação.

Para os mergulhos credenciados o valor da atividade vária bastante, afinal, muitos mergulhadores tem todo o equipamento e apenas precisam do cilindro e sair com o barco. Já os iniciantes como nós precisam alugar o equipamento completo. Para dizer a verdade, nós até tínhamos a máscara e as nadadeiras, mas como esse seria um mergulho em águas mais profundas resolvemos alugar esses equipamentos para não passarmos nenhum problema, caso o nosso equipamento não fosse o mais adequado. Afinal, quando os compramos nossos objetivos eram apenas para a prática de snorkel.

Os destinos das saídas das embarcações são marcados de acordo com o grupo. Lembro que queríamos fazer o mergulho pela manhã, mas acabamos tendo que fazer na parte da tarde porque pela manhã sairiam os batismos e mergulhos numa profundidade maior do que a que podíamos ir de acordo com a nossa certificação. Então, se você deseja fazer mergulho saindo do barco, tente agendá-lo logo que chegar a Fernando de Noronha e depois organize sua agenda de praias.

Mergulho Atlantis-3

Então, na parte da tarde, aguardamos o carro da Atlantis Divers que nos pegaria na Pousada da Bel e nos levaria até o píer na Praia do Porto. Lá aguardamos até a nossa embarcação chegar e sairmos para o alto mar. É importante levar o cartão comprovando o pagamento da taxa do ICMBio e sua carteirinha de mergulhador, se for o caso.

Mergulho Atlantis-2

Como essa seria nossa primeira saída embarcados, nós não nos preocupamos muito com quais seriam os pontos de mergulhos. Afinal, todos eram novidades para nós. Já quem faz mais de uma saída deve ficar atento a esses pontos, afinal, não seria legal repetir um ponto antes de conhecer todos, não é mesmo.

DCIM104GOPRO

Nossa embarcação

Nós tivemos duas paradas: Morro de Fora e Ilha do Meio. Das duas a que mais nos chamou a atenção foi a segunda. Não sei se foi porque na primeira nós estávamos um pouco ansiosos em relação a ser o primeiro mergulho pulando do barco, mas sentimos que aproveitamos melhor o segundo mergulho. Apesar disso, não é necessário dizer que os dois mergulhos mostraram uma vida marinha que ainda não tínhamos visto em nenhum outro mergulho, sejam nos credenciados ou nos batismos já havíamos feitos.

Mergulho Atlantis-5

Mergulho Atlantis-6

Mergulho Atlantis-7

Ao finalizarmos os dois mergulhos, quando estávamos saindo do mar e indo em direção ao barco percebemos que o tempo estava bastante feio e chovendo. Este foi o único dia de chuva que pegamos em Noronha e como estávamos debaixo da água ela não causou nenhum problema no nosso roteiro. A única alteração do dia por causa da chuva foi que nossos planos era ficar na praia após o término do mergulho, mas acabamos voltando para a pousada com o carro da Atlantis,  que estava incluído no valor pago, e descansar na pousada antes de jantar.

Mergulho Atlantis-8

Mergulho Atlantis-9

Apesar do mergulho ser uma prática cara, se tivéssemos mais tempo na ilha teríamos feito, pelo menos, mais uma saída. Afinal, Noronha é perfeita para essa atividade.

Mergulho Atlantis-10

DCIM104GOPRO

O tempo ao término do mergulho

Conversamos com uma senhora que estava no nosso grupo e ela nos disse que Noronha já teve mais vida marinha do que tem agora, ela já mergulhou lá anos atrás. Ela também nos disse que o melhor ponto de mergulho, atualmente, é o Corveta V17, devido a sua profundidade. Mas nós não poderíamos ir até lá, pois é necessário ter a certificação de curso avançado para mergulhar neste ponto.

Em relação ao investimento que pode ser visto logo abaixo, é importante lembrar que são dois mergulhos em uma saída de barco. Diferente da saída da Praia do Porto, que foi apenas um mergulho. Então, achamos que no final os valores são bem parecidos.

 Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos rolando por lá!

Dados Financeiros:
Mergulho: R$ 440,00 para credenciados (sem os equipamentos)
Batismo: R$ 520,00 com tudo incluído

Viagem realizada em Setembro de 2015.

LEIA MAIS:
Fernando de Noronha: Passeio de Barco com o Trovão dos Mares
Fernando de Noronha: Ilha Tour Privativo
Fernando de Noronha: Trilha Longa do Atalaia

Posted in AMERICA DO SUL, AVENTURA, BRASIL, FERNANDO DE NORONHA, PERNAMBUCO and tagged , , , , , , , .
Tatiane Dias

Tatiane Dias

A cada dia me desapego mais e mais de bens materiais. A vida nos mostra que mais importante que ter é viver. Por isso, cada brecha que temos já começo a pensar em algum lugar pra ir seja no Rio ou fora dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *