Apesar de sabermos que um dos grandes pontos fortes do Chile eram as suas visitas, nós tínhamos nos programado para visitar apenas a Vinícola Concha Y Toro, o que fizemos no inicio de nossa chegada a Santiago. Como a nossa experiência nessa vinícola foi muito boa, resolvemos tentar agendar mais duas vinícolas para visitar.
Então, quando estávamos para Valparaíso entramos em contato com a Vinícola Emiliana e a Vinícola Casas del Bosques, ambas no Valle de Casablanca. Só conseguimos agendar esta última e em nosso último dia de viagem. Por isso, saímos de Valparaiso pela manhã, deixando de aproveitar a manhã nessa região em direção ao Valle de Casablanca.
A ida a partir de Valparaiso é muito rápida e tranquila pela Ruta 68, saímos com um pouco mais de 1h de antecedência para o horário do tour e ainda esperamos um pouco para o nosso horário. Na entrada do Valle de Casablanca alguns policiais nos pararam para verificar a habilitação do Bruno, fizeram piadinhas por sermos brasileiros, mas foi tudo tranquilo.
Não sei se é foi porque o dia estava lindo, mas achei a entrada, os cuidados com os detalhes na vinícola encantadores. A vontade que nós tínhamos era de passar o dia por lá sentado em seus sofás aproveitando aquele clima com várias taças de vinho.
O tour começou pela parte externa da vinícola, nos contaram um pouco sobre como era feita a plantação e colheita e nos levaram até o mirante para vermos a extensão da plantação.
Depois seguimos para a parte interna onde vimos como é feito o armazenamento. Eu, particularmente, adoro o cheiro do vinho em seus barris. Apesar dos vinhedos serem lindos, acho que essa é a minha parte preferida, depois da degustação, é claro.
Fomos, então, para a melhor parte: a degustação, que dura em média 25 minutos. Quando fizemos a reserva optamos pelo tour premium de 5 vinhos. Os vinhos da degustação eram: Sauvignon Blanc Reserva, Chardonnay Reserva, Pinot Noir Gran Reserva, Syrah Pequeñas Producciones e Ícono Gran Estate. Gostamos de todos os vinhos e dos acompanhamentos que variavam dos queijos aos chocolates.
Nosso tour tinha 10 pessoas e eu achei bastante rápido, o tour completo durou pouco mais de 1 hora, mas vinícola conta com alguns outros tour como os de bicicleta ou piquenique, que estão na minha lista para uma próxima visita, e seu espaço é muito agradável, sendo possível almoçar por ali e continuar aproveitando aquele clima gostoso de viagem.
Aliás, o Bruno e eu combinamos que numa próxima visita vamos nos hospedar no Valle de Casablanca para aproveitamos bem essa região e todas as vinícolas que estão por lá e seus arredores.
Como chegar:
Como já falamos, nós fomos de carro porque estávamos voltando de Valparaiso. Mas acreditamos que o jeito mais rápido e cômodo de chegar é contratando uma boa agência. Até porque só eu fiz a degustação, afinal, direção e álcool não combinam e depois de termos sidos parados na entrada do Valle, o Bruno não arriscou na degustação. Ele escolheu os vinhos que levamos para casa para compensar.
Também é possível ir de ônibus. Basta pegar o ônibus no Terminal Rodoviário San Borja que fica na Estação Central – linha 1 do metrô – Vermelha, com destino a Casablanca. O ponto final é no Centro de Casablanca, mas antes o ônibus passa por Curacavi (uma cidadezinha próxima a Casablanca). Por causa disso, a viagem acaba levando cerca de 1h50, pelo que pesquisamos. Descendo no Centro de Casablanca é só tomar um táxi e em 5 minutos você já está na vinícola. Na época a passagem do ônibus custava $2.000 pesos e táxi saía por mais $2.000. Em Casablanca você já pode marcar seu horário de volta, saem ônibus para Santiago às 16h30 e depois só às 18h30.
Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos rolando por lá!
Viagem realizada em Novembro de 2014.
LEIA MAIS:
5 Vinícolas, 3 países e algumas degustações
Chile: Valparaíso, Viña del Mar e Reñaca
Chile: La Sebastiana – A Casa de Pablo Neruda em Valparaiso
Adorei este post, belas images adoro vinho clássico.
Olá Marineide que bom que curtiu, somos apaixonados por vinhos!!!